Cao São Cristóvão ...
Cao São Cristóvão
Clube de formação
Nascimento: Luiz Carlos Pires de Queiroz nasceu no dia 26 de setembro de 1946, na cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul.
Resumo histórico da carreira de jogador de futebol: Em 1964, Cao iniciou sua carreira de jogador de futebol nas categorias de base do São Cristóvão de Futebol e Regatas, na cidade do Rio de janeiro. Em 1965, passou a jogar na equipe de juvenil do Botafogo de Futebol e Regatas. Quando foi promovido ao elenco principal do Alvinegro Carioca, permaneceu na reserva do goleiro Manga que foi um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro. Mesmo na suplência, Cao conquistou o título de Campeão Carioca de 1967. Após a saída de Manga, foi escolhido para assumir a meta botafoguense. Foi uma missão difícil substituir o goleiro Manga, uma lenda do futebol brasileiro. Cao recebeu dos companheiros o apelido de “Frangueiro”, que no futebol é uma forma de qualificar goleiros que sofrem muitos gols, o que não podia ser aplicado ao exímio goleiro Cao.
Porque o apelido pegou?
Em entrevista publicada na Revista do Esporte nº 453, edição de 11 de novembro de 1967, Cao explicou o motivo do apelido: “Eu tenho uma granja no Km 19 da Rodovia Rio-Petrópolis, onde me dedico ao cultivo de frangos e ovos. Quando souberam da existência da granja, a rapaziada não perdeu tempo e me apelidou de frangueiro”. Em 1968, conquistou os Títulos de Campeão Carioca e da Taça do Brasil, reconhecida como Campeonato Brasileiro da Série A. Em 1971, foi emprestado ao Grêmio de Porto Alegre, onde teve uma rápida passagem, prejudicado por uma lesão no joelho. Em 1972, retornou ao Botafogo, onde foi vice-campeão brasileiro daquela temporada. Pelo Botafogo Cao disputou 202 partidas e sofreu 181 gols. Ao deixar o Botafogo, jogou no CSA de Alagoas e terminou a carreira defendendo o Dom Bosco da cidade de Cuiabá no Mato Grosso.
Falecimento: Luiz Carlos Pires de Queiroz (Cao) morreu no dia 13 de julho de 2022, aos 76 anos, vítima de aneurisma.
Nenhum comentário