Mixto Mascote - Tigre Cuiabá – MT Fundação: O Mixto Futebol Clube foi fundado no dia 20 d...
Mixto Mascote - Tigre Cuiabá – MT
Fundação: O Mixto Futebol Clube foi fundado no dia 20 de maio de 1934, na cidade de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso.
Resumo histórico do clube: O Mixto Esporte Clube surgiu da reunião de homens e mulheres em um casarão colonial situado na rua Sete de Setembro, na cidade de Cuiabá. Estavam presentes Maria Malhado Gastão de Matos, Naly Hugueney de Siqueira, Avelino Hugueney de Siqueira (Maninho) e Zulmira Dandrade Canavarros, que juntos decidiram fundar um clube que integrassem homens e mulheres para entretenimentos eclético, cultural e esportivo. Algo incomum para a época, uma vez que quase a totalidade de clubes eram liderados por homens. A formação do novo clube surgiu da inspiração de dirigentes de 2 clubes amadores da cidade. O Clube Esportivo Feminino, fundado em 1928 por jovens cuiabanas lideradas por Zulmira Canavarros, onde eram realizados saraus e reuniões de leitura e literatura em geral e o Clube Esporte Pelote, que era liderado por Nair Hugueney e possuía um time de Vôlei. Assim que o clube foi formalizado, os seus fundadores passaram a discutir o nome e as cores da nova Agremiação. Chegou-se ao consenso do nome Mixto (palavra que, após reformas ortográficas, atualmente é escrita “Misto”). Como a função ideológica, da nova Agremiação tinha finalidade de agregar homens e mulheres, o nome Mixto passou a ser utilizado com a grafia original e as cores escolhidas foram o branco e o preto. O Mixto Esporte Clube ocupou o lugar do Clube Esporte Pelote, passando a atuar exclusivamente com atividades esportivas e o Clube Esportivo Feminino continuou existindo com atividades culturais e de lazer. O Mixto é considerado o time de maior torcida no estado de Cuiabá e o maior vencedor do Campeonato Mato-Grossense. Além das competições em nível estadual, o Mixto Esporte Clube participou também de competições regionais e nacionais. Em 20 de fevereiro de 2022, o Mixto Esporte Clube aprovou em Assembleia Geral o projeto de se tornar Sociedade Anônima de Futebol (SAF). A partir de então, o futebol do clube passou a ser administrado por João Dorileo Leal, do Grupo Gazeta de Comunicação e pelo ex-senador, radialista e jornalista Antero Paes de Barros. Por contrato, foram estabelecidas metas como acesso a primeira divisão estadual, investimentos estruturais, fortalecimento da base e também a quitação das dívidas. O Mixto Esporte Clube participou de várias competições em nível estadual, regional e nacional. O Tigrão da Vargas, como também é conhecido o Mixto, criou uma recente rivalidade como Cuiabá Esporte Clube, nas disputas por títulos estaduais, num confronto conhecido como o “Clássico dos Milhões”.
Localização: O Mixto Esporte Clube está sediado na cidade de Cuiabá, Capital do estado de Mato Grosso.
Centro da Cidade de Cuiabá – Mato Grosso
Estádio: O Mixto Esporte Clube manda seus jogos no estádio Eurico Gaspar Dutra, popularmente conhecido como Dutrinha, inaugurado no dia 31 de janeiro de 1932, com capacidade para 7.500 espectadores. Para os jogos em nível nacional, o Mixto tem opção de utilizar a Arena Pantanal.
Estádio Eurico Gaspar Dutra (Dutrinha) – Cuiabá - Mato Grosso
Estatística:
2025 – O Mixto Esporte Clube tem previsão de disputar a seguinte competição:
- Campeonato Mato-Grossense da 1ª Divisão.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário