Iniciativas como o Mãos à Obra na Escola e o Mãos Dadas impulsionam melhorias estruturais e fortalecem a educação na rede de ensino O Gove...
Iniciativas como o Mãos à Obra na Escola e o Mãos Dadas impulsionam melhorias estruturais e fortalecem a educação na rede de ensino
O Governo de Minas já investiu cerca de R$ 3 bilhões na infraestrutura escolar da rede estadual de ensino, por meio do Programa Mãos à Obra na Escola, criado em 2019, e do Projeto Mãos Dadas, instituído pelo Estado em 2021.
As duas iniciativas fazem parte da estratégia da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) para manter um esforço constante no aprimoramento da estrutura das escolas, com investimentos expressivos que vêm transformando a rotina de estudantes e servidores. Reformas, ampliações, construções e adequações criam espaços mais confortáveis, seguros e funcionais para as atividades pedagógicas.
“Não medimos esforços para dar condições e criar as parcerias necessárias para melhorar a estrutura das escolas, para que os nossos estudantes tenham o ambiente apropriado para se desenvolverem e garantirem um futuro promissor”, diz o governador Romeu Zema.
Somente no primeiro semestre deste ano, o investimento chega a mais de R$ 130 milhões, contemplando desde coberturas de quadras e ampliação de salas até adequações para segurança contra incêndio, acessibilidade e melhorias na alimentação escolar.
Mãos à Obra
O Mãos à Obra na Escola segue como um dos pilares da modernização da rede física escolar em Minas Gerais. Em 2025, já foram concluídas 328 obras, contemplando 259 escolas em 173 municípios, com investimento de R$ 110 milhões referentes às entregas finalizadas. Atualmente, outras 999 obras estão em andamento.
Desde 2019, o programa concluiu 3.171 obras em 2.459 escolas de 728 municípios, totalizando R$ 1,6 bilhão investido, dos quais R$ 685 milhões nas obras finalizadas. As melhorias impactaram cerca de 684 mil estudantes.
“O Mãos à Obra na Escola foi criado a partir de um diagnóstico da rede estadual, que identificou o impacto da falta de investimentos nas condições de infraestrutura nos anos anteriores”, destaca o subsecretário de Administração da SEE/MG, Silas Fagundes.
Em Manhuaçu, 11 salas na Escola Estadual Quinca Franco foram ampliadas em 2025, permitindo o retorno de alunos antes atendidos em prédio cedido. Outros exemplos são a construção de uma escola modular na Escola Estadual Indígena Izabel da Silva Maxakali, em Teófilo Otoni, e da quadra poliesportiva da Escola Estadual Professor Antônio Marques, em Uberlândia.
Rafael Magalhães conta a experiência dessas melhorias na Escola Estadual Bolivar Tinoco Mineiro, em Belo Horizonte, da qual ele é diretor. “Tivemos reformas importantes aqui na escola, como a reestruturação da rampa de acesso, que agora atende melhor estudantes com dificuldades de locomoção e os faz se sentirem mais acolhidos”.
“Toda mudança estrutural é muito importante. Um ambiente organizado, estruturado e equipado favorece o desenvolvimento pedagógico”, analisa o diretor Rafael Magalhães.
Mãos Dadas
Voltado à cooperação entre Estado e municípios, o Mãos Dadas garante infraestrutura para a educação infantil e o ensino fundamental. Em 2025, já foram concluídas 24 obras entre construções, reformas, ampliações e quadras, atendendo 14 escolas em sete municípios. Os investimentos somam R$ 21 milhões, considerando valores empenhados, liquidados e pagos.
Da redação do Portal de Notícias
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