Audiência coletiva debateu fortalecimento da Renast e qualificação de dados sobre acidentes e doenças laborais Karinne Viana, da Agência Saú...
Audiência coletiva debateu fortalecimento da Renast e qualificação de dados sobre acidentes e doenças laborais
Karinne Viana, da Agência Saúde DF | Edição: Natália Moura
A Secretaria de Saúde (SES-DF) participou, nesta quinta-feira (14), de uma audiência coletiva realizada no auditório do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPTDF). O encontro reuniu representantes da pasta, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e de hospitais regionais para discutir estratégias que aperfeiçoem a assistência e a notificação de casos relacionados à saúde do trabalhador.
Presente no evento, o secretário de Saúde, Juracy Lacerda, destacou a importância da iniciativa: “Parabenizo a todos os envolvidos neste processo, visto que a evolução dos dados sugere a existência de subnotificação. Reconhecemos a necessidade de aprimoramento contínuo e estamos progredindo na direção correta. Essa é uma prioridade da gestão e vamos buscar melhorias de forma gradual e planejada."

Projeto fortalece rede de atenção
Com o objetivo de integrar sistemas de vigilância e notificações de acidentes de trabalho, além de capacitar a rede de atendimento às vítimas, o MPTDF criou o projeto “Fortalecimento da Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS)”, organizado pela Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat). A iniciativa, apoiada pela SES-DF, busca sensibilizar profissionais de saúde sobre a importância do papel da Rede Nacional de Saúde do Trabalhador (Renast), operacionalizada pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests).
A procuradora do MPTDF e coordenadora do Codemat no DF, Karol de Oliveira, reforçou a relevância das notificações de acidentes e doenças ocupacionais. “A qualificação desses dados pode resultar em atividades preventivas ou subsidiar os órgãos de fiscalização para que possamos implementar ações coletivas com impacto positivo”, explicou.
Representantes dos quatro Cerests (Sul, Norte, Sudoeste e Oeste) do DF também compartilharam resultados e estratégias desenvolvidas em cada unidade para aprimorar as notificações de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho (Dart) nas UPAs.

Cerest
As ações do Cerest concentram-se em atividades educativas, análise da situação de saúde do trabalhador no território, inspeções de ambientes e processos de trabalho para verificar o cumprimento das recomendações de segurança, investigação de óbitos relacionados ao trabalho, vigilância dos agravos em saúde do trabalhador, entre outras funções.
A vigilância é realizada, principalmente, por meio das notificações no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. Em 2024, foram realizadas mais de 237 ações de inspeção, investigações de acidentes graves e óbitos, emissão de pareceres técnicos e implantação de fluxos de notificação.

Nenhum comentário