Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF), Publica editais do Programa de Pós-graduação em Ciências para a Saúde

  Novidade, este ano, é a abertura de oportunidades para doutorado profissional Fepecs Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF),...

 


Novidade, este ano, é a abertura de oportunidades para doutorado profissional

Fepecs

Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), publicou processo seletivo visando à seleção de candidatos para os cursos que integram o Programa de Pós-Graduação em Ciências para a Saúde. Ao todo, são quatro editais publicados, sendo dois para o curso de mestrado e dois editais inéditos para o curso de doutorado profissional.

Esta será a turma inaugural na ESP do doutorado profissional, que teve projeto apresentado à Capes no ano passado | Foto: Divulgação


Para doutorado profissional, um dos editais é direcionado a quem tem diploma de curso de graduação na área da saúde e/ou áreas afins e oferece seis vagas Já o outro é destinado a quem tem diploma de curso superior em enfermagem e oferta quatro vagas. Em ambos os casos, é necessário apresentar diploma de mestrado na área da saúde e/ou áreas afins, e existe a previsão de vagas para ações afirmativas.

O doutorado profissional do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde foi apresentado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) em janeiro de 2024, mas só obteve aprovação em fevereiro deste ano. “Essa será nossa turma inaugural”,  explica  professora Leila Göttems, coordenadora do programa. “Este edital será para a seleção de dez candidatos para a primeira turma, e cada ano vamos publicar novos editais”.

Dos dois editais publicados para o doutorado, pontua a professora, um está sendo apoiado pelo edital de fomento a pesquisa do Acordo Capes-Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e tem como objetivo estimular os enfermeiros a cursarem o doutorado profissional. Assim, os profissionais poderão contar com o apoio financeiro para os custos do desenvolvimento dos produtos.

Mestrado

Os editais do mestrado profissional seguem a mesma estrutura dos de doutorado e também apresentam uma oportunidade diferenciada para os profissionais da enfermagem.  Tanto o edital direcionado a profissionais da área da saúde e/ou áreas afins quanto o edital para enfermeiros oferecem dez vagas, sendo cinco para ações afirmativas.

Todos os candidatos deverão comprovar vínculo empregatício há pelo menos um ano com estabelecimentos de saúde da rede pública, com instituições filantrópicas que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) ou com instituições educacionais públicas, em atividades de assistência, gestão ou educação.
No caso dos enfermeiros, é preciso também que as instituições possuam registro ativo no Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) e/ou no conselho de classe dos demais componentes da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

Inscrições e fases

As inscrições podem ser feitas no período de 1º a 7 de setembro, no site da Fepecs. Os candidatos serão avaliados por meio de cinco etapas: análise de documentos exigidos, prova escrita, avaliação do anteprojeto de pesquisa, análise do formulário de pontuação de produção técnico-científica e prova oral.  

A pessoa interessada deve apresentar comprovante de proficiência em segunda língua estrangeira até o segundo ano contando a partir da matrícula. A previsão é que a homologação do resultado final do processo seletivo e a convocação dos candidatos sejam divulgados em novembro deste ano.

Da redação do Portal de Notícias com informações da Fepecs

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel