Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

"Vamos reduzir cada vez mais a espera por tratamento oncológico", diz secretário de Saúde do DF

Em entrevista, Juracy Lacerda enfatizou que tempo para pacientes com câncer é fundamental, pois define prognóstico Humberto Leite, da Agênci...


Em entrevista, Juracy Lacerda enfatizou que tempo para pacientes com câncer é fundamental, pois define prognóstico

Humberto Leite, da Agência Saúde DF | Edição: Natália Moura

Realizar ações preventivas, promover o diagnóstico precoce e agilizar o tratamento dos pacientes, reduzindo a lista por assistência oncológica. São essas algumas das metas do programa "O câncer não espera. O GDF também não", do Governo do Distrito Federal (GDF). Detalhes foram apresentados nesta terça-feira (22) durante entrevista do secretário de Saúde, Juracy Lacerda, ao jornalista Kenzô Machida no telejornal SBT Brasília. 

"No tratamento oncológico, o tempo é fundamental e define o prognóstico", afirmou o titular da pasta. Por esse motivo, uma das primeiras conquistas do programa do GDF foi reduzir de 75 para 51 dias o tempo de espera para consulta. Além disso, no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), houve ampliação no número de vagas para atendimento e reforço de 50% na capacidade de realização de radioterapias.

Todas essas mudanças têm permitido agilizar a busca por pessoas que aguardavam o início do tratamento.
 

"É emocionante o retorno dos pacientes quando chamados com rapidez", disse o secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda. Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde DF

Na entrevista, o secretário de Saúde também destacou a importância da contratação da rede complementar para reforçar o atendimento. "A expectativa é que, em torno de três meses, a lista de espera para tratamento oncológico esteja normalizada no Distrito Federal", declarou.

O gestor da Secretaria de Saúde (SES-DF) lembrou ainda do suporte que as atividades realizadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dão aos serviços especializados. São espaços da rede pública que funcionam como porta de entrada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e são responsáveis por ações de prevenção e promoção ao bem-estar. 

Para conferir a entrevista na íntegra, acesse o canal do SBT no YouTube.  

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel