Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Gripe: municípios da Regional de Montes Claros recebem nova remessa de vacinas para ampliação da imunização

  A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros iniciou nesta segunda-feira (28/4) a disponibilização da quarta remessa de vac...

 


A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros iniciou nesta segunda-feira (28/4) a disponibilização da quarta remessa de vacinas contra a gripe aos 54 municípios que compõem a sua área de atuação. Ao todo são mais 87,4 mil doses de imunizantes que estarão disponíveis para a população em geral.

Atendendo a solicitação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), por meio da Resolução 10.094, publicada no dia 25 de abril, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ampliou a estratégia de vacinação contra a gripe para toda a população, com idade a partir de seis meses.

A coordenadora de Vigilância em Saúde na SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que, com a ampliação da vacinação, a orientação da SES-MG é que os municípios devem manter as salas de vacinas abertas durante todo o período de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), inclusive nos horários de almoço e nos finais de semana. 

Além disso, “para facilitar o acesso da população às vacinas, é recomendado que os municípios realizem ações de mobilização social, estabeleçam parcerias e viabilizem a imunização em locais estratégicos. Os profissionais de saúde também devem aproveitar as oportunidades de acesso da população às unidades de saúde para a realização de consultas ou outros atendimentos, para verificar a situação vacinal”, reforça Agna Menezes.    

Tendo como meta aumentar as coberturas vacinais contra a gripe, a Secretaria de Estado de Saúde também recomenda aos municípios a identificação das populações vulneráveis, visando possibilitar que migrantes, itinerantes, pessoas em situação de rua, em privação de liberdade, quilombolas e indígenas tenham acesso à vacinação.

Pelo fato de terem maior número de habitantes os municípios que estão recebendo o maior quantitativo de vacinas são: Montes Claros (31.060 doses); Janaúba (6.560); Bocaiuva (3.710); Salinas (3.700); Porteirinha (3.070); Jaíba (2.680); Taiobeiras (2.470); Coração de Jesus e Espinosa (2.280 doses para cada município); Rio Pardo de Minas (2.140); Monte Azul (2.050); Francisco Sá (1.970); São João do Paraíso (1.640); Mato Verde (1.090); Grão Mogol (1.050) e Capitão Enéas (1.040). 

Prioridades

De um público prioritário estimado em mais de 9,4 milhões a ser vacinado contra a gripe em Minas Gerais, 469.102 pessoas residem em municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros. 

A distribuição dos públicos prioritários está definido da seguinte forma: pessoas com 60 anos ou mais de idade (183 mil 329); crianças com dois anos e menores de seis anos (72.550); pessoas com comorbidades (49.289); deficientes físicos (45.308); trabalhadores da saúde (42.593); crianças com seis meses de idade e menores de dois anos (20.609); quilombolas (20.476); gestantes (10.304); professores (16.316); pessoas privadas de liberdade (3.188); puérperas (1.694); indígenas (1.488); funcionários do sistema prisional (1.147); profissionais das forças armadas (467); pessoas em situação de rua (214) e adolescentes sob medidas socioeducativas (130).

A partir deste ano a vacinação contra a gripe passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de seis meses a menores de seis anos de idade; idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Por isso a vacina estará disponível durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) como estratégia especial para os grupos prioritários, tendo como meta a redução da sobrecarga nos serviços de saúde e das complicações causadas nas pessoas mais vulneráveis, incluindo internações hospitalares e óbitos.

Por: Pedro Ricardo / Fotos: Ascom – Prefeitura de Montes Claros

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel