Rosário Central Bandeira da Argentina
Resumo histórico do clube: O Club Atlético Rosário Central é um dos Clubes mais antigos da Argentina. Fundado no dia 24 de dezembro de 1889, na cidade de Rosário, suas cores são o azul e o amarelo, utilizadas nos uniformes e símbolos. Em 30 de março de 1905, foi criada a Liga Rosarina de Futebol, com o objetivo de organizar um torneio na cidade de Rosário. Para que a competição fosse realizada, o Prefeito da cidade, Santiago Pinasco, doou o troféu que premiaria o campeão. O torneio foi realizado no dia 21 de maio daquele mesmo ano, denominado Copa Santiago Pinasco, vencido com duas rodadas de antecedência pelo Newell’s Old Boys. Em 1907, com o crescimento do futebol em Rosário, a Liga Rosalina resolveu criar a 2ª Divisão, que passou a ser denominada Copa Santiago Pinasco. A nova 1ª Divisão passou a se chamar Copa Nicácio Vila em homenagem ao novo Prefeito da cidade. Na fase amadora do futebol argentino, o Rosário Central conquistou 13 títulos citadinos no período de 1907 a 1930, tornando-se na época o maior vencedor daquela competição realizada na cidade de Rosário. Além do Torneio da 1ª Divisão da Liga Rosarina, os clubes da cidade de Rosário passaram a disputar competições em nível nacional organizadas pela Asociación del Fútebol Argentino (AFA). Em 1928, o Hospital Carrasco da cidade de Rosário, que abrigava doentes contaminados com a hanseníase, lançou uma campanha para arrecadar fundos para tratar dos seus enfermos. O Hospital convidou os dois maiores clubes de futebol da localidade para participar de uma partida amistosa beneficente. O Newell’s Old Boys aceitou participar do evento e o Rosário central abdicou do convite. A partir de então, os jogadores e torcedores do Newell’s Olde Boys passaram a ser chamados pelo cognome “Leprosos” e os jogadores e torcedores do Rosário Central pelo cognome “Canalllas” (canalhas ruins). Apelidos que ostentam até os dias de hoje.
Em 1931, o futebol argentino passou por uma transformação: os jogadores passaram do amadorismo para o profissionalismo e começam a receber salários. Assim, na cidade de Rosário surgiu a “Associação Rosarina de Futebol”, para organizar as competições profissionais da cidade. Em 1938, o Rosário Central filiou-se à Associación del Fútbol Argentino (AFA), passando a participar de competições em nível nacional. Sua primeira partida foi realizada no Campeonato Argentino de 1939, no qual terminou a competição na 11ª colocação dentre 18 clubes participantes.
Em 1995, o Rosário Central disputou a Copa Conmebol, competição precursora da Copa Sul- Americana de Clubes. A final aconteceu em partidas de ida e volta contra o Atlético Mineiro do Brasil. O primeiro jogo foi realizado no dia 12 de dezembro, no Estádio Mineirão. O Central, que no momento atravessava uma boa fase técnica, estava irreconhecível em campo e sofreu uma goleada por 4 X 0. Entretanto, quando tudo parecia perdido no jogo de volta realizado no dia 19 de dezembro, o Central devolveu a goleada pelo mesmo placar sofrido no Brasil e o título foi decidido nos pênaltis, com a vitória do time argentino por (4 X 3). O Rosário Central comemorou o título mais importante de sua história, passando a ser o primeiro Clube do Interior da Argentina a conquistar uma Copa Internacional.
Equipe do Club Atlético Rosário Central – Campeão da Copa Conmebol 1995
Em 1996, o Rosário Central novamente se classificou para disputar Copa Conmebol, quando eliminou o Cobreloa do Chile e o River Plate do Uruguai nas Quartas de Final. Nas Semifinais, foi eliminado pelo Lanús, que acabou ficando com o título. No Campeonato Argentino, o Central terminou o Torneio Clausura na 6ª colocação e o Apertura na 5ª colocação. Em 1997, o veterano treinador Ángel Zof deixou o comando do clube após um fraco desempenho da equipe no Torneio Clausura daquela temporada. O Presidente Victor Vesco contratou o técnico Miguel Angel Russo para assumir o comando da Academia Rosalina, que formou uma equipe qualificada com as contratações dos jogadores Omar Palma, Rubén da Silva e Marcelo Carracedo e manteve os jogadores titulares já estabelecidos no elenco como Horácio Carbonari, Cristian Daniele e Eduardo Coudet. Miguel Ángel Russo de posse desses jogadores construiu uma equipe sólida, com uma forte estrutura defensiva e um meio de campo muito criativo. Com esse time, o Rosário Central fez um ótimo Campeonato Argentino, terminando o Torneio Apertura na 3ª colocação e tendo o Jogador Polillita como artilheiro do Campeonato. Após o Torneio Clausura de 2010, devido ao fraco desempenho do Rosário Central ocorrido nas últimas 3 edições do Campeonato Nacional argentino, o time foi obrigado a disputar contra o Newell’ Old Boys, Clube da B Nacional, um play-off de rebaixamento/promoção através de 2 partidas. Derrotado no play-off para o Newell’ Old Boys, o Rosário Central foi rebaixado para a Primeira B Nacional, que correspondia à 2ª Divisão do Campeonato Argentino a ser disputada em 2011-12. Em 2013, o Central retornou à Divisão Principal do Campeonato Argentino, após vencer o Gimnasia Y Esgrima por 3 X 0, com os 3 gols marcados pelo atacante Javier Toledo. Na ocasião, o Central era comandado pelo competente técnico Miguel Ángel. Em 2018, o Rosário Central, sob o Comando do Técnico Edgardo Bauza, em sua segunda passagem pelo Clube Auriazul afirmou: “Não conhecia outro objetivo senão ser campeão com o Central”. Em 2022, após Gonzalo Belloso ser eleito Presidente do Rosário Central, o técnico Miguel Ángel Russo foi recontratado pelo Central para dirigir o Clube a partir de janeiro de 2023, sua quinta passagem pelo Clube. Sob o comando do experiente técnico, o time Auriazul proporcionou muita alegria aos torcedores, terminando o primeiro semestre na oitava colocação. No final da temporada conquistou o Título de Campeão da Liga de Futebol Profissional da Argentina de 2023, sendo o único clube da Primeira Divisão a não perder em casa, fazendo do Estádio “Gigante de Arroyito” uma fortaleza. Com o título de Campeão Argentino e o acúmulo de pontos na tabela durante o ano, conquistou o direito de disputar a Copa Libertadores da América de 2024.
Ídolos:
Localização:O Club Atlético Rosário Central está sediando na cidade de Rosário, a maior província de Santa Fé, localizada na região central da Argentina, 300 Km a nordeste de Buenos Aires.
Rosário - Argentina
Estádio: O Club Atlético Rosário Central manda seus jogos no Estádio Gigante de Arroyito, localizado na cidade de Rosário, na Boulevard Avellaneda, com capacidade para 47.000 espectadores. Na Copa do Mundo da FIFA de 1978, recebeu os jogos da Seleção da Argentina realizados contra o Brasil, Polônia e Peru.
Estádio Gigante de Arroyito – Rosário - Argentina