1º clube da carreira
Nascimento: Manuel Fleitas Solich nasceu no dia 30 de dezembro de 1900, na cidade de Assunção, capital do Paraguai.
Resumo histórico da carreira
Como Jogador: Fleitas Solich iniciou sua trajetoria no futebol aos 18 anos, no Nacional do Paraguai, conquistando os títulos de 1924 e 1926 na posição de meio-campista. Solich teve uma passagem brilhante no futebol argentino. Jogou pelo Boca Juniors onde, como capitão do time, conquistou o Campeonato Nacional Argentino de 1930. Entre 1927 e 1930, vestindo a camisa da equipe Xeneize, como é conhecido o Boca, participou de 99 partidas e marcou 15 gols. Na Argentina ainda defendeu as cores do Racing, Platense, Talleres (Escalada dos Remédios) e Argentinos Juniors.
Como Técnico: Na década de 1920, acumulou as funções de jogador e treinador na Seleção do Paraguai. Além da seleção de seu país, Freitas Solich treinou vários clubes no Continente Sul-Americano e na Espanha dirigiu o Real Madrid. Na Seleção do Paraguai, participou das edições da Copa Sul-Americana de Seleções de 1937, 1939, 1942 1949 e 1953. Em 1953, Freitas Solich conquistou a Copa Sul-Americana de Seleções realizada no Peru, quando a Seleção do Paraguai conquistou o seu primeiro título da competição, derrotando na final a Seleção Brasileira pelo placar de 3X2 no Estádio Nacional de Lima. Foi em função dessa conquista que o Clube de Regatas Flamengo mostrou interesse em contratá-lo. Em 1955, treinando o CR Flamengo, Solich conquistou o Tricampeonato Carioca referente aos títulos de 1953, 1954 e 1955.
Time do Clube de Regatas do Flamengo Tricampeão Carioca (1953,1954 e 1955) – Técnico Freitas Solich
De pé: Chamorro, Servílio, Pavão e Tomires, Dequinha e Jordan.
Agachados: Joel, Duca, Evaristo, Dida e Zagallo.
No Brasil, Freitas Solich treinou o CR Flamengo em quatro oportunidades, revolucionando o futebol brasileiro e trazendo uma nova concepção de jogo. Seus times atuavam de forma ágil e solidária. Ele gostava de apostar em jogadores jovens vindos das categorias de base. No Flamengo, revelou jogadores como Babá, Dida, Evaristo, Paulinho e Zagallo, deixando muitas vezes medalhões no banco de reserva. Solich, também conhecido como o “EL Bruxo”, era um disciplinador por natureza e nunca admitiu que seus comandados fizessem uso de cigarros, o que foi determinante para a saída do jovem promissor Amarildo, que acabou sendo transferido para o rival Botafogo, onde fez muito sucesso. As passagens de Freitas Solich pelo Flamengo foram marcantes, conquistando títulos e se tornando ídolo da maior torcida do Brasil. Em 1959, foi treinador do Real de Madrid da Espanha por uma temporada e no Brasil atuou como técnico no Corinthians, Fluminense, Palmeiras, Atlético Mineiro e Bahia. Em 1971, retornou ao Flamengo onde encerrou sua vitoriosa carreira de treinador de futebol.
Falecimento: Manuel Freitas Solich faleceu no dia 19 de março de 1984, na cidade do Rio de Janeiro, aos 83 anos.
Coluna do Vidal