A Operação Integrada de Segurança Pública de Final de Ano foi lançada nesta terça-feira (4), no Complexo Cultural da República. A ação reforçará policiamento, fiscalização e monitoramento nas áreas do Distrito Federal, integrando forças de segurança para prevenir crimes, controlar o trânsito e atender emergências, com foco em regiões de maior circulação e áreas comerciais.
Segundo a vice-governadora do DF, Celina Leão, a operação demonstra o compromisso com a segurança durante períodos de intensa movimentação e celebrações, destacando a importância do trabalho conjunto das instituições. Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública, enfatizou que o objetivo é garantir um fim de ano mais seguro por meio de planejamento estratégico e integração eficaz entre as forças.
A operação envolve esforços coordenados da SSP-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran e DER. A PMDF contará com seis mil policiais adicionais em novembro e dezembro, utilizando o Serviço Voluntário Gratificado. A PCDF mobilizará unidades especializadas para combater crimes patrimoniais. Também foram destacados 150 policiais, 60 viaturas, um helicóptero e operações com cães para ações nas regiões.
O Detran e o DER intensificarão blitzes de alcoolemia e campanhas educativas para melhorar a fluidez no trânsito. O CBMDF reforçará o efetivo para prevenir acidentes e oferecer respostas rápidas em emergências durante as festas.
Coordenada em tempo real pelo Centro Integrado de Operações, a iniciativa busca complementar as atividades das forças envolvidas, promovendo tranquilidade e segurança à população do Distrito Federal.
Informações da redação do Portal de Notícias