Publicidade
Publicidade

Uma solução como a implantação de uma faixa reversível pode trazer melhorias significativas para o trânsito tumultuado no Jardim Botânico


O
Jardim Botânico enfrenta gravíssimos congestionamentos, potencializados pela implantação da faixa exclusiva para ônibus. Para aliviar o tráfego durante o pico matinal, está sendo proposta a criação de uma faixa reversível de 6 km, ligando o Complexo Penitenciário da Papuda à Ponte JK.

Desde quinta-feira (18), a faixa destinada ao transporte coletivo começou a operar e foi bem recebida pelos usuários, principalmente aqueles provenientes de São Sebastião. Passageiros e motoristas já reportam maior fluidez e redução nos tempos de viagem em rotas previamente congestionadas.

Embora eficaz para priorizar o transporte público, a medida gerou impacto negativo ao diminuir as vias disponíveis para veículos particulares, agravando os transtornos diários de motoristas que acessam o Jardim Botânico e regiões próximas.

Em busca de equilíbrio, o administrador Aderivaldo Cardoso anunciou a proposta da faixa reversível, recebendo apoio integral da Associação dos Condomínios e Empreendedores do Jardim Botânico (AJAB), que reforçou sua importância junto ao Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).

De acordo com o planejamento, a faixa reversível começaria no balão do complexo penitenciário da Papuda e se estenderia até o acesso à Ponte JK. A iniciativa foi formalmente encaminhada ao secretário de Governo, José Humberto Pires, e sedebatida com os órgãos responsáveis pela mobilidade urbana no Distrito Federal.

A proposta busca aliviar o trânsito no horário de pico matinal, focando no fluxo em direção ao Plano Piloto. Segundo Cardoso, a via funcionaria como um modelo semelhante ao da Via Estrutural, operando em sentido único pela manhã, ao contrário do trânsito bidirecional usual.

O secretário José Humberto já encaminhou o projeto à Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade (SEMOB/DF), ao DER-DF e ao DETRAN-DF para avaliação técnica e análise de viabilidade.

Especialistas ouvidos preliminarmente indicam que a iniciativa pode reduzir os engarrafamentos em até 30%, beneficiando diariamente cerca de 50 mil motoristas na região.

Da redação do Portal de Notícias com as infrmações do Portal Radar DF

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Recent in Technology