Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Uma solução como a implantação de uma faixa reversível pode trazer melhorias significativas para o trânsito tumultuado no Jardim Botânico

O Jardim Botânico en f r ent a gravíssimos congestionamentos, potencializados pela implantação da faixa exclusiva para ônibus. Para alivia...


O
Jardim Botânico enfrenta gravíssimos congestionamentos, potencializados pela implantação da faixa exclusiva para ônibus. Para aliviar o tráfego durante o pico matinal, está sendo proposta a criação de uma faixa reversível de 6 km, ligando o Complexo Penitenciário da Papuda à Ponte JK.

Desde quinta-feira (18), a faixa destinada ao transporte coletivo começou a operar e foi bem recebida pelos usuários, principalmente aqueles provenientes de São Sebastião. Passageiros e motoristas já reportam maior fluidez e redução nos tempos de viagem em rotas previamente congestionadas.

Embora eficaz para priorizar o transporte público, a medida gerou impacto negativo ao diminuir as vias disponíveis para veículos particulares, agravando os transtornos diários de motoristas que acessam o Jardim Botânico e regiões próximas.

Em busca de equilíbrio, o administrador Aderivaldo Cardoso anunciou a proposta da faixa reversível, recebendo apoio integral da Associação dos Condomínios e Empreendedores do Jardim Botânico (AJAB), que reforçou sua importância junto ao Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).

De acordo com o planejamento, a faixa reversível começaria no balão do complexo penitenciário da Papuda e se estenderia até o acesso à Ponte JK. A iniciativa foi formalmente encaminhada ao secretário de Governo, José Humberto Pires, e sedebatida com os órgãos responsáveis pela mobilidade urbana no Distrito Federal.

A proposta busca aliviar o trânsito no horário de pico matinal, focando no fluxo em direção ao Plano Piloto. Segundo Cardoso, a via funcionaria como um modelo semelhante ao da Via Estrutural, operando em sentido único pela manhã, ao contrário do trânsito bidirecional usual.

O secretário José Humberto já encaminhou o projeto à Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade (SEMOB/DF), ao DER-DF e ao DETRAN-DF para avaliação técnica e análise de viabilidade.

Especialistas ouvidos preliminarmente indicam que a iniciativa pode reduzir os engarrafamentos em até 30%, beneficiando diariamente cerca de 50 mil motoristas na região.

Da redação do Portal de Notícias com as infrmações do Portal Radar DF

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel