Evento buscou promover atualização científica, troca de experiências e integração entre diferentes especialidades envolvidas no cuidado ao...
Evento buscou promover atualização científica, troca de experiências e integração entre diferentes especialidades envolvidas no cuidado aos pacientes
Karinne Viana, da Agência Saúde DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan
Promover atualização científica, troca de experiências e integração entre diferentes especialidades foi o propósito do II Simpósio Multiprofissional do Serviço de Cirurgia de Coluna do Hospital da Região Leste (HRL). O evento, promovido pela Comissão de Pele, em parceria com o Núcleo de Saúde Funcional do hospital, foi realizado nesta segunda (15) e terça-feira (16).
Profissionais de saúde, residentes e estudantes das áreas correlatas participam do encontro, que reforça a importância do trabalho em equipe no cuidado aos pacientes com patologias da coluna vertebral. Na pauta de debates, estavam assuntos como práticas assistenciais, avanços terapêuticos e estratégias de atenção integral ao paciente.

Para a superintendente da Região de Saúde Leste, Maria de Lourdes Castelo Branco, o simpósio consolida o protagonismo da unidade. “O HRL é referência na rede pública do DF e o evento fortalece a valorização da equipe multiprofissional, oferecendo educação continuada e espaço para apresentar inovações que ampliam a qualidade da assistência", afirmou.
Expertise
A programação contou ainda com debates sobre temas como avaliação anestésica, distúrbios psiquiátricos associados a afecções da coluna, fluxos de atendimento, prevenção de lesões por pressão e fisioterapia em pacientes com lesão medular. Um dos destaques foi a apresentação da Referência Técnica Distrital (RTD) em neurocirurgia de coluna, Rosana Coccoli, sobre os tipos de cirurgias realizadas no HRL e os investimentos em tecnologia.
“Hoje temos no HRL tecnologias de ponta, equipamentos modernos e de alta qualidade, o que mostra o compromisso da instituição em oferecer um atendimento de excelência. Isso fortalece a equipe multiprofissional, amplia a qualidade do cuidado e inspira profissionais do SUS a seguirem confiantes diante dos desafios”, afirma.

O HRL é o único hospital da Secretaria de Saúde (SES-DF) que atende pacientes do DF e entorno com patologias na coluna vertebral que necessitam de intervenção cirúrgica. Em 2024, a unidade realizou cerca de 300 procedimentos de coluna, alguns com duração de até 12 horas. As operações contam com uma equipe formada por 13 ortopedistas e neurocirurgiões, além de enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais.

Segundo Coccoli, em condições ideais, o serviço teria capacidade para realizar em torno de 12 cirurgias por semana, o que representaria aproximadamente 650 procedimentos por ano. “Dispomos de materiais, equipamentos e recursos humanos qualificados, mas é preciso expandir as outras áreas para otimizar o atendimento”, ressalta.
O acesso ao serviço se dá por meio da regulação. Se o caso for cirúrgico, o paciente fica internado e retorna para a sua regional apenas quando o tratamento estiver totalmente concluído. Caso não seja necessária a intervenção, é encaminhado para a unidade hospitalar de origem.

Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário