Joãozinho Clube de Formação Nascimento: João Soares de Almeida filho,...
Joãozinho Clube de Formação
Nascimento: João Soares de Almeida filho, Joãozinho, nasceu no dia 15 de fevereiro de 1954, na cidade de Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais.
Resumo Histórico: Joãozinho, por mérito, está na galeria dos grandes ídolos da história do Cruzeiro. Ele iniciou sua trajetória no futebol aos 19 anos, no Esporte Clube Cruzeiro, onde completou toda a sua formação de jogador de futebol. Quando chegou à base do Cruzeiro, foi escalado para treinar como meia esquerda, porque não se enquadrava no seu perfil de atleta. Era um rapaz franzino e tinha mais facilidade em atuar na ponta esquerda por ser veloz e driblador. O seu desempenho nos treinos ficou abaixo da sua própria expectativa, como também da comissão técnica que cuidava dos jovens postulantes à carreira de jogador de futebol e que não lhe deu muita atenção. Então seu pai, que era motorista da Viação Real, ficou muito aborrecido com a situação e comentou com seu patrão, Sr. Carmine Furletti, que era o dono da empresa e dirigente do Cruzeiro. O patrão, dias depois, escreveu um bilhete endereçado ao técnico Crispim. Joãozinho voltou à Toca da Raposa e entregou o bilhete ao técnico, que prontamente o encaminhou ao Departamento Amador. O próprio treinador Crispim foi quem aconselhou o rapaz a mudar de posição e passou a escalá-lo na ponta-esquerda. O habilidoso Joãozinho brilhou na equipe juvenil que conquistou o Campeonato Mineiro daquela categoria em 1971. Em 1972, Joãozinho passou a receber as primeiras oportunidades na equipe principal, que na época contava com o ponteiro-esquerdo Lima, que em 1974 foi negociado com o Clube Náutico de Capibaribe de Pernambuco. O Técnico Ilton Chaves apostou todas suas fichas no atacante Joãozinho e não se arrependeu. A melhor atuação de Joãozinho defendendo o Cruzeiro foi em 1976: quando nos momentos finais da partida válida pela Libertadores da América, Nelinho virou-se para tomar distância para cobrar uma falta, Joãozinho se antecipou e colocou a bola no ângulo do goleiro do River Plate da Argentina, marcando o terceiro gol que deu o título de campeão ao clube mineiro. Joãozinho também era conhecido como bailarino. Em 1979, recebeu a Bola de Prata da Revista Placar por ter sido eleito o melhor ponta-esquerda do Campeonato Brasileiro daquela temporada. Entre1980 e 1981, era presença constante nas convocações da Seleção Brasileira. Em 1982, estava cotado para disputar a Copa do Mundo da FIFA realizada na Espanha. Porém, em 1981, após uma bola dividida com um jogador da equipe do Sampaio Corrêa do Maranhão, fraturou a perna e ficou quase um ano sem atuar. Joãozinho ficou fora da delegação brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1982. Ele foi o jogador que mais vestiu a camisa do Cruzeiro em suas duas passagens pelo Clube. Na Raposa disputou 482 partidas, marcando 116 gols, e ainda jogou no Palmeiras e no Athletico Paranaense. Encerrou sua carreira no Coritiba em 1987.
Time do Cruzeiro Campeão da Libertadores da América de 1976
Em pé: Darci Menezes, Piazza, Moraes, Nelinho, Vanderley e Raul Plasma.
Agachados: Eduardo, Zé Carlos, Palhinha, Jairzinho e Joãozinho.
Atualmente, João Soares de Almeida Filho, aos 71 anos, reside no bairro Eldorado no município de Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte no estado de Minas Gerais, onde é proprietário de uma empresa de táxi.
João Soares de Almeida Filho
Nenhum comentário