O t ema deste ano d est a ca a importância do cuidado seguro voltado para re c ém-n a sci d o s e c ri a n ç a s, r e ss a lt a nd o sua...
O tema deste ano destaca a importância do cuidado seguro voltado para recém-nascidos e crianças, ressaltando sua vulnerabilidade. A campanha promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS, em celebração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, busca conscientizar a sociedade, incentivar a colaboração e estimular ações globais voltadas para a melhoria da segurança no atendimento à saúde.
Comemorado no dia 17 de setembro, o evento em 2025 terá como enfoque o lema “Segurança do paciente desde o início!” A iniciativa reconhece os riscos que essa faixa etária enfrenta devido a cuidados inseguros e apela para a necessidade de medidas urgentes que visem eliminar danos evitáveis nos serviços pediátricos e neonatais.
Entre as prioridades destacadas pela OMS estão o parto seguro, a segurança na medicação, o envolvimento do paciente e da família, a segurança diagnóstica, assim como a proteção dos profissionais de saúde e a priorização da segurança geral no atendimento. A ação reforça o direito das crianças a receberem cuidados de qualidade e seguros em todos os níveis de assistência.
No âmbito local, no Distrito Federal, a Vigilância Sanitária, por meio da Gerência de Risco em Serviços de Saúde (GRSS), atua de maneira efetiva para elevar o compromisso dos serviços de saúde com a segurança dos pacientes. Suas ações sanitárias incluem a prevenção e controle de eventos adversos, sejam eles infecciosos ou não. Entre suas atividades principais estão: monitoramento de notificações sobre eventos adversos e infecções, promoção de educação sanitária e realização de inspeções que avaliam práticas assistenciais e implementações dos protocolos de segurança, como prevenção de infecções, identificação correta dos pacientes, prevenção de quedas e lesões por pressão, cirurgia segura e uso adequado de medicamentos.
A GRSS destaca a importância de os pacientes e seus acompanhantes ficarem atentos às medidas de segurança adotadas pelas instituições. Garantir a existência e aplicação desses protocolos é essencial para evitar falhas durante o atendimento. Além disso, disponibiliza materiais educativos sobre segurança do paciente no site oficial da Secretaria de Saúde: https://www.saude.df.gov.br/seguranca-do-paciente-acompanhante/.
É fundamental que qualquer irregularidade identificada seja registrada para apurar os danos potencialmente causados aos pacientes. O cidadão pode recorrer ao Núcleo de Segurança do Paciente da instituição de saúde ou informar a Vigilância Sanitária através dos canais da Ouvidoria: https://www.participa.df.gov.br/ ou pelo telefone 162.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário