Álbum de fotos Foto: Alexandre Netto Moradores rechaçam proposta de linha singela e cobram mais transparência no processo. Deputada Bella...
Foto: Alexandre Netto
Moradores rechaçam proposta de linha singela e cobram mais transparência no processo.
Deputada Bella Gonçalves avaliou que é possível construir linha dupla com estação, mas cobra estudo técnico da Metrô BH
Em nova etapa para fiscalizar as obras de expansão do metrô de Belo Horizonte, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) esteve na unidade da MRS Logística localizada no Bairro Barreiro. A visita técnica foi realizada nesta quinta-feira (21/8/25).
No local, o gerente operacional Sérgio Maurício Mayrink Júnior explicou que, por obrigações contratuais, a MRS deve ceder, à concessionária Metrô BH, uma faixa de 14,5 metros do pátio onde realiza atividades. Porém, o espaço não seria suficiente para a construção da linha dupla e da estação do metrô.
Segundo a presidenta da comissão e responsável por solicitar a visita, deputada Bella Gonçalves, a alternativa apresentada é a implementação de uma linha singela. Ou seja, seria uma única via de mão dupla a ser usada pelo veículo na ida e na volta, com cerca de dois quilômetros de extensão.
Entretanto, a parlamentar explica que a situação poderia gerar atrasos e riscos à segurança dos passageiros. “Queremos essa continuidade com qualidade, queremos um metrô com dignidade”, defende a integrante do coletivo Barreiro em Movimento (BEM), Isabel de Araújo.
Participando há mais de 30 anos da luta comunitária pela expansão da Linha 2, o morador do Barreiro, André Xavier, fundou, há quase uma década, o bloco carnavalesco Esperando o Metrô, como sátira pela demora da obra. Mas mesmo diante da possibilidade de ver o serviço finalmente sendo oferecido para atender os cerca de 300 mil moradores do bairro, ele avalia que a linha singela não é a melhor resposta para a demanda.
Conforme Bella Gonçalves, o problema maior é a falta de transparência em relação ao processo. Ela apontou a ausência de representantes da Metrô BH. Sem saber o posicionamento da empresa e ter acesso ao projeto das obras, a comunidade teme não ter oportunidade de participar das decisões.

Presente na visita, o diretor da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra-MG), Carlos Alberto Carvalho, assegurou que estudos técnicos sobre as duas alternativas (de implementação da linha dupla e linha singela) foram solicitados à Metrô BH. Junto com o mapeamento dos pontos de interferência da obra, eles devem ser entregues até a próxima quarta-feira (27/8/25).
A deputada, então, anunciou que deve pedir a realização de uma audiência pública na ALMG para avaliar e debater os documentos. Além de cobrar maior fiscalização da Seinfra, frisou que a discussão deve abranger aspectos operacionais e financeiros.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário