Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

OtimizaSUS: com incentivo da SES-MG Hospital Dilson Godinho, de Montes Claros, investe em novas metodologias de gestão

Com recursos financeiros oriundos do Projeto OtimizaSUS, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Hospital ...


Com recursos financeiros oriundos do Projeto OtimizaSUS, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Hospital Dilson Godinho, em Montes Claros, está dando continuidade ao curso de Gestão e Governança em Saúde baseada na metodologia de Grupos de Diagnósticos Relacionados (GDR). Instituído em dezembro de 2021 por meio da Resolução 7.925, o OtimizaSUS objetiva a modernização do complexo hospitalar de Minas Gerais e o fomento à utilização de metodologias de gestão da qualidade e eficiência.

A proposta é ampliar o acesso qualificado da população a serviços de saúde e otimizar a utilização de recursos com foco na melhoria dos processos de trabalho nos hospitais. Como eixos do OtimizaSUS estão a utilização da metodologia GDR e o subsídio à adesão ao Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC). 

No Norte de Minas, além do Hospital Dilson Godinho foram selecionados para participar do Projeto a Santa Casa de Montes Claros e o Hospital Aroldo Tourinho.

O investimento do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), é superior a R$ 3,9 milhões.

No Hospital Dilson Godinho o curso voltado à utilização da metodologia de Grupos de Diagnósticos Relacionados foi iniciado em setembro de 2023 envolvendo dezoito profissionais, sendo 17 enfermeiros e um psicólogo. Com duração de 360 horas, o curso tem formato semipresencial, compondo 18 módulos: quatro presenciais e 14 no modelo Educação à Distância (Ead). 

No módulo presencial, ministrado nos dias 18 e 19/7 pela professora universitária, Luana Cosenza, de Belo Horizonte, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre liderança e gestão.

“Gostei muito da turma. Todos os alunos foram muito participativos, comprometidos com as atividades desenvolvidas durante o encontro. Tudo fluiu de uma forma muito leve, descontraída e com muito propósito em aprender e levar boas ideias para o ambiente de trabalho”, avaliou a professora.

Já o presidente do Hospital Dilson Godinho, Helder Leone Alves de Carvalho, entende que “investir na capacitação dos profissionais é uma das formas mais concretas de garantir a excelência no cuidado aos pacientes. Nosso objetivo é fortalecer a gestão interna e, principalmente, aperfeiçoar a assistência prestada aos nossos usuários”.

Por sua vez, Márcia Alves, coordenadora do Núcleo Interno de Regulação do Hospital Dilson Godinho destaca que “a formação tem sido transformadora na prática profissional. A cada módulo adquirimos ferramentas que nos ajudam a pensar de forma mais estratégica, com foco na qualidade da assistência e nos resultados que entregamos. Essa qualificação fortalece o trabalho em equipe e amplia nossa visão sobre gestão hospitalar”.

Na função de coordenador do setor de hemodinâmica, Reinine Freitas entende que “mesmo atuando diretamente com procedimentos técnicos, é fundamental compreender os processos de gestão e indicadores. Isso nos permite alinhar melhor as práticas clínicas às diretrizes institucionais e oferecer um cuidado ainda mais eficiente ao paciente”.

Entre setembro e dezembro deste ano, além de atividades à distância, os próximos módulos presenciais do curso abordarão os seguintes temas: Gestão de Processos; Gestão por Indicadores; e Gestão de Risco I. A previsão é de que as atividades sejam concluídas em fevereiro de 2026.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Marques, avalia que “o OtimizaSUS proporciona uma importante oportunidade para hospitais do Norte de Minas adotarem as melhores práticas de gestão de recursos e eficiência na prestação de serviços o que, consequentemente, refletirá na melhoria da qualidade no atendimento às demandas da população, além de avanços na capacitação de profissionais em diversas áreas”. 

Eixos

A Resolução 7.925 define que, por meio do Projeto OtimizaSUS o eixo relativo ao fomento à utilização da Metodologia de Grupos e Diagnósticos Relacionados “tem o objetivo proporcionar aos hospitais a geração de maior eficiência nos gastos; diminuição do tempo médio de internações; redução de desperdícios e melhor controle de gestão. Além disso, visa definir o produto hospitalar para fins de monitoramento, avaliação e gerência de qualidade”.

Já o eixo relativo à adesão ao Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) “visa fomentar a utilização de uma metodologia padronizada para o cálculo detalhado dos custos prestados pelos setores e unidades que compõem os estabelecimentos hospitalares, tendo como consequência a melhoria da gestão de recursos disponíveis”.  

Pedro Ricardo

Foto: Ascom/Hospital Dilson Godinho

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel