A estratégia de vacinação contra a influenza (gripe) teve início no dia 7/4 nos 53 municípios da área de atuação da Superintendência Regio...
A estratégia de vacinação contra a influenza (gripe) teve início no dia 7/4 nos 53 municípios da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre e o Dia D nacional será realizado em 10/5. O objetivo da campanha é a redução das complicações, internações e da mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo. No total, até 30/4, foram distribuídas 259.070 doses aos municípios da SRS Pouso Alegre e a meta da campanha é atingir 90% de idosos, gestantes e crianças.
O Estado de Minas Gerais, por meio da Deliberação CIB-SUS/MG Nº 5.185, de 25 de abril de 2025, ampliou a vacinação para toda a população a partir de 6 meses de idade. A iniciativa fortalece a estratégia de prevenção à influenza em um período de maior circulação de vírus respiratórios.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde da SRS, Izaura Sobreiro, a vacina é a melhor forma de proteger a população contra a gripe. “Estamos com algumas estratégias para garantir o acesso à toda população da nossa região, unidades básicas de saúde abertas no sábado e em horários estendidos, utilização do Vacimóvel, mobilização da população para o Dia D entre outras”, disse Izaura Sobreiro.
A Secretaria Municipal de Saúde de Extrema deu início às ações do Programa Saúde na Escola do ano de 2025. Esta ação está sendo realizada por meio do setor de Imunização, Atenção Primária à Saúde (APS), Endemias e Secretaria de Educação. A Sala de Imunização Central deu início aos atendimentos para realizar a vacinação contra a influenza nas crianças e nos colaboradores.
“No ano de 2024 podemos considerar que nossas ações foram exitosas no ambiente escolar, onde conseguimos percorrer todas as escolas, creches e Escolas Municipais de Educação em Tempo Integral (Emetis), seja ela instituição pública ou privada, onde foram administradas 3.910 doses de imunobiológicos do calendário vacinal que fazem parte da rotina e também campanha contra a influenza”, pontuou Eduardo Dutra Pastor, coordenador de Atenção Primária à Saúde.
O público-alvo são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; idosos com 60 anos ou mais de idade; puérperas; povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade. Vale destacar que o Estado de Minas Gerais, por meio da Deliberação CIB-SUS/MG Nº 5.185, de 25 de abril de 2025, ampliou a vacinação para toda a população a partir de 6 meses de idade. A meta da campanha é atingir 90% da população de idosos, gestantes e crianças.
Por Otávio Coutinho / Foto: Prefeitura Municipal de Extrema
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário