Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Gripe: Montes Claros realiza Dia D de vacinação visando alcançar 152 mil pessoas dos grupos prioritários

  Com público prioritário estimado em 152 mil 497 pessoas a serem vacinadas contra a gripe, neste sábado, 17/5, Montes Claros realiza o Dia ...

 

Com público prioritário estimado em 152 mil 497 pessoas a serem vacinadas contra a gripe, neste sábado, 17/5, Montes Claros realiza o Dia “D” de mobilização da população. A iniciativa segue orientação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) visando o reforço das coberturas vacinais contra a gripe, levando em conta que, no período sazonal do outono/inverno, ocorre o aumento das notificações de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs), acometendo principalmente crianças e idosos. 

Para o atendimento da população com idade a partir de 6 meses, entre 8 e 17 horas a Secretaria Municipal de Saúde manterá o funcionamento de 43 salas de vacinas, contemplando diversas regiões da cidade. No Mercado Municipal, a vacinação acontecerá entre 8 e 16 horas, o mesmo ocorrendo nas seguintes comunidades rurais: Canto do Engenho; Aparecida do Mundo Novo; Campos Elíseos; Planalto Rural; Samambaia; Miralta; Santa Bárbara; Mandaquaril e Santa Rosa. No Montes Claros Shopping Center, a sala de vacina estará aberta entre 13 e 20 horas.

O vacimóvel (veículo adaptado para ações de imunização) também será utilizado em locais de grande movimentação de pessoas. A abertura do Dia D vai ocorrer às 8 horas no Parque Sapucaia. Além da vacinação serão realizadas várias atividades, entre elas práticas alternativas de saúde; aferição de pressão arterial e de glicemia; trilha da leitura e apresentações artísticas. 

Além de Montes Claros, neste sábado, o Dia D de mobilização contra a gripe vai ocorrer nos municípios de Grão Mogol e Juramento. 

No dia 10/5 a mobilização foi realizada em 38 municípios da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros. 

“A vacinação contra a gripe constitui medida importante para o enfrentamento das Síndromes Respiratórias Agudas Graves. Neste ano, o Norte de Minas já contabiliza 741 pessoas hospitalizadas e 26 óbitos causados pela SRAG. A vacinação de pessoas que compõem os grupos prioritários, entre eles crianças e idosos, evita a sobrecarga de atendimentos nos serviços de saúde, bem como a evolução para situações de saúde grave, com necessidade de hospitalização e risco de óbito”, explica a coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes. 

Compõem os grupos prioritários de vacinação: pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças com dois anos e menores de seis anos; pessoas com comorbidades; deficientes físicos; trabalhadores da saúde; crianças com seis meses de idade e menores de dois anos; quilombolas; gestantes; professores; pessoas privadas de liberdade; puérperas; indígenas; funcionários do sistema prisional; profissionais das forças armadas; pessoas em situação de rua e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Cenário

O painel de Vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave mantido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais aponta que, até a semana epidemiológica 19, do total de pessoas hospitalizadas no Norte de Minas 541 notificações ocorreram em municípios da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros. Na mesma região foram registrados 13 do total de 26 óbitos ocorridos neste ano no Norte de Minas. Atualmente a taxa de incidência está em 47,19 casos por 100 mil habitantes e a letalidade em 2,52% das hospitalizações. 

No mesmo período de 2024, foram notificadas 632 hospitalizações por SRAG no Norte de Minas, com ocorrência de 21 óbitos. A taxa de incidência chegou a 39,19 casos por 100 mil habitantes e a letalidade a 3,32% das hospitalizações. 

Neste ano, 17 municípios notificaram óbitos por SRAG: Várzea da Palma (5 casos); Salinas (3); Brasília de Minas, Campo Azul e Montes Claros (2 óbitos em cada localidade); Espinosa; Fruta de Leite; Janaúba; Jequitaí; Josenópolis; Lontra; Novorizonte; Pedras de Maria da Cruz; Rubelita; Santo Antônio do Retiro; São João da Ponte e São João das Missões (um óbito em cada município).

Emergência em saúde

No dia 12/5 a Prefeitura de Montes Claros decretou situação de emergência em saúde pública para fins de prevenção e acompanhamento das doenças infecciosas virais e da síndrome respiratória aguda grave. A medida leva em consideração a declaração de situação de emergência em Saúde Pública pelo Governo de Minas, formalizada por meio do Decreto 411, de 2 de maio de 2025.

A decisão tomada por Montes Claros também leva em consideração a Portaria 6.914, publicada no dia 5/5 pelo Ministério da Saúde (MS), instituindo em caráter excepcional e temporário incentivo financeiro de custeio para o atendimento de crianças com síndrome respiratória aguda grave no âmbito da atenção de média e alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em razão dos decretos, o Estado e municípios poderão adotar medidas administrativas excepcionais para o acompanhamento da situação, entre elas a  reorganização dos serviços de saúde da rede pública e contratualizada; a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados ao atendimento da emergência; o remanejamento emergencial de profissionais e insumos; a aquisição emergencial de materiais e medicamentos; contratação/extensão de carga horária e horas extras, de carácter temporário para profissionais e serviços indispensáveis à resposta à emergência.

Pedro Ricardo / Foto: Pedro Ricardo

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel