Publicidade
Publicidade

Livro Monumental reúne uma rica coleção de arquivos, desenhos técnicos e fotografias para narrar a história do coração cívico de Brasília


O livro *Monumental* convida os leitores a mergulharem na trajetória do coração cívico de Brasília através de uma combinação fascinante de arquivos históricos, desenhos técnicos e fotografias. Reunindo um acervo rico e detalhado, a obra funciona como uma ponte entre o passado e o presente, lançando luz sobre os bastidores da concepção e construção da área mais emblemática da capital brasileira.

Com uma narrativa que vai além das simples descrições técnicas, o livro propõe um olhar imersivo sobre a grandiosidade e os desafios que envolveram a criação desse espaço icônico. De croquis detalhados que revelam a visão de seus idealizadores a registros fotográficos que capturam instantes marcantes, *Monumental* entrega mais do que um relato histórico – oferece uma experiência visual e informativa que encanta tanto os apaixonados por arquitetura quanto os admiradores da história de Brasília.

Esta publicação não apenas celebra a visão inovadora do projeto urbanístico da cidade, mas também ressalta sua importância como símbolo cultural e político do Brasil. Perfeito para quem busca compreender as raízes e o significado profundo por trás de cada linha e curva que moldam o cenário singular da capital federal.

Resultado de pesquisa no Arquivo Público do Distrito Federal, com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), a publicação reúne fotografias históricas e registros da construção de Brasília | Foto: Acervo/Arquivo Público

A proposta de Monumental é ampliar a percepção sobre uma paisagem presente na rotina de moradores, trabalhadores e visitantes do Plano Piloto. Para Carlos Henrique, o Eixo Monumental deve ser observado tanto pelo caráter simbólico dos edifícios quanto pelas formas de uso público que se consolidaram no território. “É um lugar que tem aspecto monumental e simbólico, mas também permite diferentes formas de ocupação e apropriação. O livro é um convite para pensar adiante, para pensar o futuro do Eixo Monumental mantendo esse caráter de lugar popular, que permite ocupações variadas”, afirma.

A pesquisa também chama atenção para camadas menos visíveis da construção dos edifícios monumentais. Além de arquitetos e engenheiros, a obra destaca o papel dos trabalhadores que atuaram nos canteiros e ajudaram a transformar desenhos, cálculos e projetos em concreto, mármore, vidro e cidade. “A pergunta inicial era como houve, naquele momento, uma confluência de trabalhadores, operários, arquitetos e engenheiros para fazer tanta obra em tão pouco tempo e com tanta perícia. No detalhamento, na execução das formas e na execução do concreto, tudo isso importa para a realização da obra”, observa Carlos Henrique.

A proposta de Monumental é ampliar a percepção sobre uma paisagem presente na rotina de moradores, trabalhadores e visitantes do Plano Piloto | Foto: Divulgação/Joana França

O autor faz pesquisas no Arquivo Público do DF desde a graduação, no início dos anos 2000. Ao longo da investigação para o livro, encontrou documentos, imagens e registros que ajudaram a estruturar a obra. Para ele, a instituição é essencial para a produção de conhecimento sobre Brasília. “Hoje é uma instituição que se modernizou consideravelmente e permite o acesso de forma muito mais facilitada. A equipe do Arquivo Público do Distrito Federal foi fundamental para a pesquisa. É uma instituição muito importante para a história do Brasil”, destaca.

O apoio do FAC também ampliou o alcance do projeto. Segundo Carlos Henrique, o fundo foi decisivo não apenas pelo financiamento, mas pelo formato dos editais, que estimulam a circulação da produção cultural, a descentralização das ações e o diálogo com diferentes públicos. “O FAC tem importância enorme aqui em Brasília. Não é só o patrocínio em si, embora os recursos sejam fundamentais. O formato do edital também estimula a pensar em outros produtos, com repercussão maior e alcance de públicos que muitas vezes são deixados de lado”, afirma.

Como contrapartida do projeto, Monumental terá exemplares em braile destinados a bibliotecas de Brasília voltadas a esse público. A iniciativa soma-se às versões em português e inglês da publicação, concebida para alcançar leitores interessados em arquitetura, história, fotografia, patrimônio e cidade.

“Hoje é uma instituição que se modernizou consideravelmente e permite o acesso de forma muito mais facilitada. A equipe do Arquivo Público do Distrito Federal foi fundamental para a pesquisa. É uma instituição muito importante para a história do Brasil”

Carlos Henrique Magalhães de Lima, autor do livro Monumental

Sobre o autor

Carlos Henrique Magalhães de Lima é arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Prourb-UFRJ), com estágio na École Nationale Supérieure d’Architecture Paris-Malaquais, é autor do livro Catedral de Brasília: projeto e obra (2024). Sua pesquisa investiga relações entre projeto, desenho e construção, com foco nos edifícios monumentais de Brasília.

Serviço - Lançamento do livro Monumental

Terça-feira (28)
Local: Bar Beirute Asa Sul - SHCS CLS 109 Bloco A1 Lojas 2/4
Horário: 19h

Quarta-feira (29)
Local: Auditório Jayme Golubov — FAU/UnB, ICC Norte, subsolo, Campus Darcy Ribeiro
Horário: 17h
Atividade: lançamento seguido de debate com o autor, mediação de Leandro Cruz e certificação da UnB para inscritos
Onde encontrar: Livraria do Chiquinho, na UnB, e site da editora
Valor: R$ 50
Editora: Nada — Estúdio Criativo, em coedição com a Estereográfica.


Da redação do Portal de Notícias Lei e Política, por Carlindo Medeiros Jornalista

#lei e politica @Portal Lei e Política #política #Celina Leão #DF #Brasília #saúde #segurança #Roosevelt Vilela #Portal Informa Tudo DF #Portal infformadf #Portal Tudo Ok Notícias #Portal Midia Alternativa #radardf #

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Recent in Technology