O governador Ibaneis Rocha anunciou que Brasília será a sede das Olimpíadas Especiais das Apaes em dezembro de 2025. Durante uma reunião realizada no Palácio do Buriti, nesta quinta-feira (13), com representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Brasil, o governador destacou o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) ao evento, que está em sua 24ª edição e deve acontecer entre os dias 8 e 13 de dezembro daquele ano.
A expectativa é que o evento reúna cerca de 1,8 mil participantes no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Na ocasião, o presidente da Apae Brasil, Jarbas Feldner, ressaltou a relevância das atividades esportivas para a habilitação, reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência. Ele também elogiou a escolha de Brasília como sede, enfatizando a estrutura e a visibilidade que a capital oferece ao movimento.
Durante o encontro, Ibaneis Rocha reafirmou o compromisso do GDF em apoiar integralmente a competição, articulando esforços com a Câmara Legislativa. Ele destacou não apenas a importância esportiva do evento, mas também seu papel na mobilização de doações e no fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. “Esta será uma oportunidade para aumentar as arrecadações e proporcionar um futuro ainda melhor para essas crianças,” afirmou o governador.
O secretário da Pessoa com Deficiência, William Ferreira da Cunha, também frisou o impacto positivo do esporte na autonomia e na cidadania das pessoas com deficiência, reforçando a alegria em receber o evento em Brasília. Para ele, a inclusão esportiva é mais uma forma de garantir dignidade e fortalecer os direitos dessas pessoas.
A reunião contou ainda com a presença de Paulo Vieira, presidente da Apae de Pindamonhangaba (SP), e Erivaldo Neto, diretor financeiro da Apae-DF e coordenador técnico das Apaes. Eles destacaram que a última edição do evento, realizada em Aracaju (SE) em 2022, reuniu mais de dois mil participantes de 23 estados e do Distrito Federal. Desde sua criação em 1973, as Olimpíadas Especiais das Apaes buscam promover o desenvolvimento integral, bem-estar e convivência comunitária por meio do esporte.
Pela segunda vez sediando o evento, Brasília reforça seu papel como uma capital voltada à inclusão. A competição, organizada pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), contará com 10 modalidades esportivas: atletismo, natação, tênis de mesa, ginástica rítmica, bocha paralímpica (individuais) e futsal, basquete, handebol, futebol society e capoeira (coletivas). Além disso, está programada uma caminhada aberta ao público, promovendo interação entre as famílias e a comunidade como um todo, em prol da convivência e inclusão social.
Informações da redação do Portal de Notícias