Fomepizol e etanol farmacêutico estão disponíveis na rede pública para c a s o s de int oxicação por metanol, após avaliação médica. No m...
Fomepizol e etanol farmacêutico estão disponíveis na rede pública para casos de intoxicação por metanol, após avaliação médica. No momento, a capital federal não registra casos suspeitos ou confirmados relacionados à substância.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) recebeu 20 ampolas de fomepizol nesta sexta-feira (10). Esse antídoto, indicado para tratar intoxicações por metanol, agora integra as opções já disponíveis, junto ao etanol farmacêutico, que atualmente compõe os estoques da rede de saúde pública.
Apesar de não haver registros de contaminação por metanol no Distrito Federal, a rede pública está pronta para atender possíveis ocorrências. Os insumos estão concentrados no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), mas, se necessário, o tratamento poderá ser realizado em outros locais onde os pacientes estejam internados, sempre com orientação e aplicação por equipes qualificadas.
Sara Ramos, diretora de Assistência Farmacêutica da SES-DF, destaca que a chegada do antídoto é uma medida preventiva. Segundo ela, a ausência de casos suspeitos ou confirmados não diminui a importância de estar preparado. Caso a demanda aumente, mais doses podem ser solicitadas ao Ministério da Saúde.
Dois casos suspeitos de intoxicação por metanol foram investigados no DF e descartados. Profissionais das redes pública e suplementar estão treinados para identificar sinais de possíveis intoxicações e devem notificar imediatamente os órgãos responsáveis, como o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-DF) e o Centro de Informação Estratégica e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs-DF), caso necessário.
Além disso, a Divisão de Vigilância Sanitária, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), está intensificando ações de fiscalização em turnos diurnos e noturnos. Mais de 270 estabelecimentos já foram vistoriados. Durante as operações, 61 locais foram autuados por irregularidades diversas, com a apreensão de aproximadamente 3,4 mil litros de bebidas consideradas clandestinas.
Da redação do Portal de Notícias