Fotos: Luh Fiuza/ VGDF A Fundação Francisco Dornelles , em p arc e r ia com o Partido Progressistas-DF (11), p r omov e u n a quinta-feira...
Fotos: Luh Fiuza/ VGDF
A Fundação Francisco Dornelles, em parceria com o Partido Progressistas-DF (11), promoveu na quinta-feira (9) o seminário Brasília em Movimento pela Saúde: da Atenção Básica à Alta Complexidade. O evento ocorreu no auditório da Legião da Boa Vontade (LBV), na Asa Sul, reunindo profissionais de saúde, gestores, estudantes e autoridades para um dia inteiro de debates centrados nos desafios e avanços do setor público de saúde no Brasil.
A programação destacou a necessidade de fortalecer políticas públicas que sejam eficientes e inclusivas. Com painéis e rodas de conversa, foram debatidos temas como atenção primária, serviços de alta complexidade e a valorização do Sistema Único de Saúde (SUS).
Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal e presidente do Progressistas-DF, ressaltou a urgência em priorizar a saúde pública. Segundo ela, é necessário agir constantemente em prol da saúde, pois a vida não pode esperar. A vice-governadora enfatizou que transformar a realidade exige dedicação, coragem e compromisso para oferecer atendimento digno em todas as fases da vida.
A diretora da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Viviane Cristina Uliana Peterle, enalteceu o papel do diálogo entre os diferentes segmentos da sociedade na busca de soluções para os desafios do setor. Ela destacou a relevância do seminário como oportunidade para aproximar estudantes, sociedade civil, profissionais da saúde e gestores.
Com o intercâmbio de experiências entre pesquisadores e futuros profissionais, o seminário promoveu reflexões sobre práticas inovadoras na área, estratégias de gestão e os rumos do SUS, reforçando a importância do debate colaborativo para o fortalecimento da saúde no país.
Da redação do Portal de Notícias