Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Operação Verde Vivo 2025: comandante Barcelos afirma que a conscientização da população, ainda é o ponto mais crítico

Em uma coletivade imprensa realizada com jornalistas associados à ABBP, quando questionado sobre qual é o maior desafio atual em relação à p...

Em uma coletivade imprensa realizada com jornalistas associados à ABBP, quando questionado sobre qual é o maior desafio atual em relação à prevenção de incêndios e à Operação Verde Vivo 2025, o comandante Barcelos declarou que a conscientização da população continua sendo a principal questão.

Vale lembrar, que há três décadas, a Operação Verde Vivo representa uma das principais iniciativa para combater e prevenir queimadas no Distrito Federal, especialmente durante a época de seca, um período crítico que pode se estender até o final de outubro.

Durante esse período, o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) tem buscado utilizar tecnologia inclusive parcerias com a NASA e varias outras inovações como aliados importantes para aumentar a efetividade de suas ações para combater todo tipo de incêndios e incidentes.

Portanto, essa manhã de quarta-feira (3/9) foi um grande marco, onde o comandante-geral do CBMDF, coronel Moisés Alves Barcelos, junto com os coronéis Dias Silva, Genilson e o tenente-coronel Ronaldo, apresentaram nessa coletiva de imprensa a Operação Verde Vivo 2025 e os impactos positivos do uso da tecnologia na operação, bem como os possíveis futuros investimentos.

Uma das inovações mencionadas pelo tenente-coronel Ronaldo é o Projeto Sem Fogo, resultado de uma colaboração com a Universidade de Brasília (UnB). Este projeto utiliza quatro câmeras instaladas na Torre Digital, que, por meio de inteligência artificial, são capazes de detectar focos de incêndio em tempo real, isso faz com que o atendimento seja mais rápido. As imagens coletadas são encaminhadas diretamente para o Centro de Gerenciamento do CBMDF, que mobiliza equipes rapidamente ao local para minimizar os danos ambientais.

Ainda de acordo com tenente-coronel Ronaldo, a corporação tem investido em tecnologias de ponta, Drones  a inteligência artificial tudo isso em favor desse relevante serviço publico prestado pelo CBMDF para toda a população do Distrito Federal.

Cabre frisar, outra  novidade, que é a utilização de plataformas gratuitas por exemplo da NASA, que possibilitam a identificação de áreas de calor, o que faz muita diferença. 

É importante salientar, que em situações de risco, o CBMDF realiza monitoramento aéreo e, se confirmada a situação, o quartel mais próximo é acionado para iniciar as operações de combate.

Essas estratégias não se limitam apenas ao combate: o foco principal é a prevenção para o CBMDF, que é evitar incêndios permanece sendo a forma mais eficaz de proteger o meio ambiente e as comunidades locais, com a conscientização da população como o ponto critico.

Mas na verdade, o ponto central da Operação Verde Vivo 2025, da edição de 2025 da Operação Verde Vivo é fruto de um planejamento minucioso comandando pelo comandante Barcelos e sua equipe, um especialista no assunto. Esse trabalho abrange desde o mapeamento de áreas vulneráveis, assim como ações educativas em comunidades rurais e até a aplicação de fogo, visando ter todo um controle das situações, sempre com supervisão técnica para evitar grandes incêndios.

Desta forma, a operação liderada pelo CBMDF, mas também conta com a colaboração de várias secretarias do GDF, como Meio Ambiente, Segurança Pública e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Tendo ainda como o grande aliado a inteligência, tecnologia e ações preventivas, onde o objetivo é claro: diminuir os efeitos da seca e preservar o nosso Cerrado, sendo esse o principal foco do CBMDF, especialmente através de uma operação que já está em vigor há 30 anos e buscando cada vez mais diminuir o incendios e para isso a conscientização da população é fundamental

Por Carlindo Medeiros, Jornalista do Portal Lei e Política

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel