Gustavo Rocha se juntará ao Republicanos para ser o candidato a vice de Celina Leão O atual titular da Casa Civil, Gustavo Rocha, i...
Gustavo Rocha se juntará ao Republicanos para ser o candidato a vice de Celina Leão
O atual titular da Casa Civil, Gustavo Rocha, irá se associar ao Republicanos, seguindo a determinação do presidente nacional do partido, Marcos Pereira, para concorrer ao cargo de vice-governador na chapa principal liderada por Celina Leão (PP).
Um entendimento nesse sentido já havia sido alcançado no final do ano passado entre o governador Ibaneis Rocha, que apoia a vice-governadora como sua sucessora nas eleições de 2026, e o presidente nacional do partido.
Esta será a primeira vez que o advogado Gustavo Rocha se inscreve em um partido político para participar de uma eleição.
Ele é um aliado próximo de Ibaneis e faz parte da administração desde o início da primeira gestão em 2019.
Entretanto, Wanderley Tavares, que preside o partido no Distrito Federal, estava operando em desacordo com Marcos Pereira. Ou seria ele o candidato a vice, ou complicaria a situação promovendo uma candidatura própria do Republicanos.
Apesar do Republicanos fazer parte da base de apoio ao governo Ibaneis, Tavares, como de costume, começou a apoiar a candidatura do deputado Fred Linhares para o governo do DF.
O parlamentar em seu primeiro mandato, uniu-se à “onda” de Wanderley Tavares, o que criou uma crise entre o partido e a administração de Ibaneis.
Isso ocorreu porque o Republicanos é o partido com mais cargos na administração (quatro Secretarias e quatro administrações regionais, além de muitos outros postos na estrutura do governo do DF).
Fred Linhares, por exemplo, devido às manobras de Wanderley Tavares, chegou a desistir do cargo de Secretário de Ciência e Tecnologia, mas se arrependeu depois e pediu sua posição de volta.
Essa não é a primeira vez que Wanderley Tavares provoca desorganização no partido.
Em 2022, ele se opôs à chapa que buscava a reeleição de Ibaneis ao apoiar a candidatura independente de Damares Alves ao Senado.
O jeito de agir de Wanderley Tavares em busca de benefícios políticos nos governos que passaram pelo Buriti ao longo da história, sempre deixou os membros do partido desconfortáveis.
A decisão da liderança nacional do Republicanos de afastar Tavares da presidência do partido no DF foi exatamente por essa razão.
Ontem à noite, ele divulgou sua carta de renúncia.
Da redação do Portal de Notícias com a fonte do Portal Radar DF
Nenhum comentário