Goiânia Mascote – Galo Carijó Fundação: O Goiânia Esporte Clube foi f...
Goiânia Mascote – Galo Carijó
Fundação: O Goiânia Esporte Clube foi fundado no dia 05 de julho de 1938, com a denominação Corinthians Goiano Futebol Clube, na cidade de Goiânia, Estado de Goiás.
Resumo histórico do clube: O Goiânia Esporte Clube, mais conhecido como Goiânia ou simplesmente como Galo Carijó, foi fundado com a denominação Corinthians Goiano Futebol Clube por conta de um grupo de paulistas que vieram em busca de trabalho na nova capital do Estado de Goiás, transferida em 02 de agosto de 1935 da Cidade de Goiás para a cidade de Goiânia. O Clube acabou desenvolvendo vários departamentos esportivos dentro da Agremiação, embora vários desses departamentos estejam desativados. Utiliza em seus uniformes e símbolos as cores branco e preto. Seus rivais históricos são o Atlético Goianiense, com quem disputa o clássico vovô; o Goiás, com quem disputa o clássico Go-Go; e o Vila Nova, com quem disputa o clássico dos Opostos.
No período entre 1945 a 1960, o Goiânia tinha uma equipe imbatível dentro de Estado de Goiás, conquistando vários títulos. Um bicampeonato referente aos títulos de 1945 e 1946, um tricampeonato referente aos anos 1958, 1959 e 1960 e um pentacampeonato referente aos anos 1950, 1951, 1952, 1953 e 1954.
No período entre 1961 a 1974, o Goiânia, apesar de ter conquistado a Copa do Brasil Central de 1967 de forma invicta, não teve um de seus melhores períodos. Apenas conseguiu conquistar um título estadual após oito anos e acabou vendo surgir novas potências do futebol goiano, como o Goiás e o Vila Nova e a diminuição de sua torcida nos estádios.
No período de 1975 a 1997, o Goiânia teve uma queda técnica deixado de ser o protagonista no futebol do Estado de Goiás. Nesse período, disputou 4 campeonatos brasileiros da Série A, 4 campeonatos brasileiros da Série C e 1 edição da Copa do Brasil, sem obter muito sucesso nessas competições. Nos campeonatos em nível estadual, acabou perdendo muito espaço e não conseguiu conquistar nenhum título relevante. Seu pior momento foi no Campeonato Goiano de 1997. O Goiânia conseguiu ser o primeiro clube grande do Estado de Goiás a ser rebaixado para a Segunda Divisão Estadual.
No período entre 1998 a 2003, o Goiânia conseguiu retornar à Divisão Principal do Campeonato Goiano, conquistando com dignidade o acesso. Foi campeão invicto da segundona goiana. Porém, suas participações nas competições estaduais não correspondiam a sua grandeza. Montava elencos razoáveis com o intuito de apenas se manter na elite. Não conseguia formar um time mais qualificado para fazer frente aos seus principais rivais, quase sempre perdia os clássicos nos confrontos contra o Goiás, Vila Nova e Atlético Goianiense. Em nível nacional, disputou 5 campeonatos brasileiros da Série C, sendo que em 1999 fez um jogo muito disputado contra o Fluminense do Rio de Janeiro, vencendo de virada por 4 X 3, e ainda disputou a Copa do Brasil sendo eliminado pelo Corinthians de São Paulo na Segunda Fase. Em 2003, foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Goiano junto com seu arquirrival Atlético Goianiense.
No período entre 2004 a 2007, o Goiânia em 2004 disputou a segundona. Tudo indicava que seria campeão, chegando a ganhar o América de Morrinhos por 10 X 0, porém terminou a competição na terceira colocação. Conseguiu o acesso para a Primeira Divisão graças à desistência do Novo Horizonte. Em 2005, foi novamente rebaixado à Segunda Divisão. Em 2006, foi campeão da Segunda Divisão, perdendo apenas um jogo durante a campanha, quando aplicou uma goleada de 9 X 1 no Iporá. Em 2007, decepcionou sua torcida com mais um rebaixamento.
No período entre 2008 a 2017, o Goiânia permaneceu na Segunda Divisão, conseguindo apenas realizar campanhas razoáveis. Em 2014, quase foi rebaixado a Terceira Divisão, porém venceu a equipe do Rio Verde por 1 X 0 e conseguiu escapar do rebaixamento. Em 2015, disputou o quadrangular final, porém não alcançou o acesso.
No período entre 2018 a 2019, o Goiânia conseguiu o retorno do Galo Carijó à Primeira Divisão, após 11 anos disputando a Segunda Divisão Estadual. O empresário Alexandre Godoi assumiu a gestão do futebol do Clube. Em 2019, o clube surpreendeu a todos chegando até a fase semifinal do Campeonato Goiano, caindo para o Goiás. Além da campanha brilhante no Estadual, conquistou a vaga inédita para disputar o Campeonato Brasileiro da Série D a ser disputado em 2020, voltando ao cenário nacional depois de 18 anos.
Localização: O Goiânia Esporte Clube está sediado na cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás.
Cidade de Goiânia – Capital do Estado de Goiás
Estádio: O Goiânia Esporte Clube manda seus jogos no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, ou simplesmente Estádio Olímpico, situado na cidade de Goiânia, inaugurado no dia 03 de setembro de 1941, em um jogo comemorativo entre Goiânia e América Mineiro, com a vitória do time da casa por 2 X 0. Em 2005, o Goiânia perdeu para o Anapolina no Estádio Olímpico e foi rebaixado à Segunda Divisão do Campeonato Goiano. Esta partida foi a última realizada no estádio antes da sua demolição.
Acidente Radiológico: Em1987, com o acidente radioativo ocorrido na cidade de Goiânia, o Estádio Olímpico foi utilizado como abrigo para pessoas contaminadas com o Césio 147, que tiveram suas casas demolidas e seus objetos confiscados. Essas pessoas foram submetidas a exames para determinar o nível de radioatividade. Após dez anos, o Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira foi reinaugurado no dia 08 de agosto de 2016, com a partida festiva entre a Seleção Goiânia e a Seleção Brasileira de Masters, que terminou empatada pelo placar de 0 X 0.
Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira – Goiânia - Goiás
Estatística:
Em 2025 – O Goiânia Esporte Clube tem previsão de disputar as seguintes Competições:
Campeonato Estadual Goiano 1ª Divisão (Rebaixado)
Campeonato Brasileiro Série D.
Em 2026 – Campeonato Estadual Goiano da 1ª Divisão
Nenhum comentário