Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Saúde reúne reitores de universidades para alinhar convênios

Promovido pelo IgesDF, encontro com representantes de instituições privadas discutiu a expansão de oportunidades de ensino e prática na rede...


Promovido pelo IgesDF, encontro com representantes de instituições privadas discutiu a expansão de oportunidades de ensino e prática na rede pública

Representantes de sete instituições privadas de ensino superior e técnico participaram, nesta quarta (30), de uma reunião no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) para alinhar diretrizes dos convênios vigentes, com foco na ampliação dos estágios na rede pública de saúde.

Foco da reunião com reitores foi a importância da vivência prática para a formação profissional | Foto: Alberto Ruy/IgesDF

Participaram do encontro equipes do Centro Universitário Icesp, Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), Universidade Católica de Brasília (UCB), Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal (UDF), Centro Universitário do Planalto Central Aparecido dos Santos (Uniceplac), Faculdade Anhanguera e Centro Universitário Euro Americano (Unieuro).

Atualmente, o instituto conta com mais de três mil estagiários atuando no Hospital de Base (HBDF), no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e nas 13 unidades de pronto atendimento (UPAs). As vagas são destinadas a estudantes de farmácia, enfermagem, medicina, nutrição, psicologia, odontologia, biomedicina e técnico em enfermagem, entre outros da área.

Ambientes de aprendizado

“Nosso papel é integrar o ensino com a prática, oferecendo ambientes reais de aprendizado”, afirma a diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa do IgesDF, Emanuela Dourado. “Essa parceria com as universidades fortalece a qualidade da formação dos alunos e prepara melhor os profissionais que atuarão no SUS.”

O presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, lembrou a importância da vivência prática para a formação profissional: “A UPA é a porta de entrada do sistema. Todos os dias surgem situações reais, o que permite que o aluno vivencie plenamente o funcionamento da rede. Queremos que ele saia do estágio realmente preparado”.

Atualmente, o IgesDF mantém convênios com 17 instituições de ensino do Distrito Federal. Uma nova reunião será marcada para que as demais dez faculdades também possam dialogar com a diretoria sobre questões relacionadas a estágios e programas de residência.

Apoio estruturado 

A Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep) é responsável pelo planejamento, coordenação e supervisão das atividades relacionadas aos estágios obrigatórios, às atividades práticas supervisionadas, às visitas técnicas, aos programas de aperfeiçoamento profissional e aos de residência multiprofissional do IgesDF.

Por sua vez, a Gerência de Ensino atua na gestão das bibliotecas, dos espaços de ensino e do centro de simulação realística, prestando suporte institucional às residências médicas e multiprofissionais da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

Da redação do Portal de Notícias, Com informações do IgesDF

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel