Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Saúde realiza 1º Encontro de Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde

  Evento teve como objetivo fortalecer o papel estratégico do Enfermeiro Responsável Técnico, promovendo qualificação e troca de experiência...

 Evento teve como objetivo fortalecer o papel estratégico do Enfermeiro Responsável Técnico, promovendo qualificação e troca de experiências

Karinne Viana, da Agência Saúde-DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) promoveu, nesta quarta-feira (30/4), o 1º Encontro dos Enfermeiros Responsáveis Técnicos (ERTs) da Atenção Primária à Saúde (APS). O evento teve como objetivo fortalecer o papel estratégico dos ERTs nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), promovendo qualificação técnica e troca de experiências. A iniciativa, organizada pela Gerência de Serviços de Enfermagem da Atenção Primária e Secundária (Genfaps), ocorreu no auditório externo da Fiocruz Brasília e reuniu cerca de 125 profissionais da área.
 

A iniciativa, organizada pela Gerência de Serviços de Enfermagem da Atenção Primária e Secundária (Genfaps), ocorreu no auditório externo da Fiocruz Brasília e reuniu cerca de 125 profissionais da área. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

O evento teve como base a Portaria nº 263/2023, que regulamenta a atuação dos ERTs na APS do DF, em conformidade com a Resolução nº 727/2023 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). “Os profissionais de enfermagem são a maioria dos servidores da SES-DF e têm protagonismo na APS, que é a porta de entrada preferencial do sistema. A presença do ERT garante planejamento, organização e maior eficiência na assistência de Enfermagem prestada à população”, afirmou o gerente da Genfaps, Ávallus Araújo.
 

A presença do ERT garante planejamento, organização e eficiência nos serviços prestados à população”, afirmou o gerente de Serviços de Enfermagem na Atenção Primária e Secundária da SES-DF, Ávallus Araújo. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

A coordenadora da APS da SES-DF, Sandra Araújo, reforçou a relevância do momento. “Trabalhar na Atenção Primária é complexo e intenso. Este encontro é um espaço de valorização e fortalecimento do nosso trabalho, além de reconhecer os desafios enfrentados diariamente nas unidades”.

Debates e experiências

A programação contou com palestras que abordaram temas, como anotação técnica, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e o papel do ERT nos fluxos e processos das UBSs. Ao longo do evento, experiências exitosas foram apresentadas, contribuindo para o aprimoramento da assistência nas sete Regiões de Saúde do DF.

Uma das iniciativas apresentadas foi da enfermeira Daniela Borges, responsável técnica da UBS Vila Planalto, que, com auxílio da equipe da unidade, implantou um plano de gestão de resíduos. “Firmamos parcerias com Organizações não Governamentais (ONGs) e cooperativas para destinar corretamente recicláveis, lixo eletrônico e medicamentos vencidos. Com isso, aliamos cuidado ambiental à promoção da saúde coletiva”, explicou.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do DF (Coren-DF), Elissandro Noronha, destacou que o fortalecimento dos ERTs é essencial para enfrentar os desafios da APS. “Precisamos integrar os níveis de atenção, otimizar recursos e garantir a continuidade do cuidado. O papel do ERT é estratégico nesse processo”, finalizou.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel