Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Governo do Distrito Federal: Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em restaurantes para o Dia das Mães

  Ações buscam garantir a segurança alimentar diante do aumento da demanda nos estabelecimentos Thais Cavalcante, da Agência Saúde-DF | Ediç...


 Ações buscam garantir a segurança alimentar diante do aumento da demanda nos estabelecimentos

Thais Cavalcante, da Agência Saúde-DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan

Com a proximidade do Dia das Mães, a Vigilância Sanitária do Distrito Federal prepara uma força-tarefa para reforçar as fiscalizações em restaurantes e demais estabelecimentos alimentícios. A operação foi discutida em reunião realizada nesta quarta-feira (30) e será iniciada na próxima semana. O objetivo é inspecionar mais de 470 locais, especialmente aqueles com licenciamentos em processo de renovação ou emissão e garantir que os ambientes estejam em conformidade com as normas sanitárias, assegurando a qualidade dos serviços diante do aumento do fluxo de clientes na data comemorativa.

“Estamos nos preparando para o Dia das Mães, uma ocasião em que muitos optam por comemorar em restaurantes. Avaliaremos as condições de funcionamento, principalmente nos estabelecimentos que já estariam sujeitos à visita da Vigilância por estarem em processo de renovação da licença”, explicou Allex de Melo Moraes, auditor de atividades urbanas da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (SES-DF).
 

O auditor da Vigilância Sanitária Allex de Melo explica que, dependendo das irregularidades encontradas, o restaurante poderá sofrer sanções, inclusive com a interdição local. Foto: Ualisson Noronha/ Agência Saúde-DF.

As ações ocorrerão em todas as regiões do Distrito Federal e contarão com o trabalho de 75 auditores. As inspeções terão caráter educativo e irão verificar aspectos como estrutura física, processos de trabalho, condições de higiene e segurança alimentar. Caso sejam encontradas irregularidades com maior gravidade e que representem risco iminente para os consumidores, o local poderá sofrer sanções, inclusive com a interdição local.

“Algumas ações de intervenção exigem a suspensão da atividade. Dependendo da situação encontrada, é aberto um processo administrativo para que a empresa possa se manifestar e apresentar sua defesa”, informa o auditor.
 

Todas as regiões administrativas do DF terão fiscalização da Vigilância Sanitária. Ao todo, 75 auditores visitarão mais de 470 estabelecimentos alimentícios. Foto: Ualisson Noronha/ Agência Saúde-DF.

As visitas seguem o regulamento técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serviços de alimentação, além da Instrução Normativa nº 16/2017 da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, que trata das boas práticas em estabelecimentos comerciais de alimentos.


Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel