O período entre os dias 5 e 9/4 será movimentado em várias escolas da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes ...
O período entre os dias 5 e 9/4 será movimentado em várias escolas da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros com a realização da Semana da Saúde Bucal. As ações, conduzidas por equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) e secretarias municipais de educação, são realizadas por meio do Programa Saúde na Escola com incentivo do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
O objetivo da iniciativa é fortalecer a promoção e prevenção da saúde bucal entre os estudantes dos mais variados níveis de ensino, principalmente as crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio.
A odontóloga e coordenadora de Redes de Atenção à Saúde na SRS Montes Claros, Denise Maria Lúcio da Silveira explicou que o Dia D Mais Saúde Bucal nas Escolas, marcado para 8/5, “busca conscientizar sobre a importância da higiene, o que influi na prevenção de doenças dentárias e na promoção de hábitos saudáveis de saúde”.
As atividades incluem a realização de palestras educativas; repasse de orientações sobre a escovação correta; demonstração do uso do fio dental; aplicação de flúor e, em alguns casos, a realização de atendimentos odontológicos.
Por se tratar de uma ação educativa e também voltada para a conscientização dos estudantes para os cuidados com a saúde, “a Semana da Saúde Bucal nas Escolas contribui para a redução do índice de cáries e outros problemas bucais em crianças e adolescentes. Isso porque, a saúde bucal precisa de atenção especial durante a infância e adolescência, pois a prevenção pode evitar dores, desconforto e até mesmo complicações num futuro próximo”, reforça a coordenadora.
Além das ações implementadas no ambiente escolar, Denise Silveira lembra que o envolvimento dos pais e responsáveis por crianças e adolescentes nas ações voltadas para os cuidados com a saúde bucal também possui importância fundamental, incluindo a necessidade de frequência regular à assistência odontológica.
“Uuma saúde bucal inadequada pode causar ou agravar outros problemas, entre eles cardíacos e diabetes. Além disso, uma boa saúde bucal contribui para uma boa qualidade de vida, autoestima e bem-estar geral das pessoas de todas as faixas etárias, a começar da infância e adolescência”, reforça a coordenadora.
Por: Pedro Ricardo / Foto: Ascom – Prefeitura de Montes Claros
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário