Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

A Revitalizações no Cedin vão reforçar atendimento a pacientes com HIV

Pacientes do Centro Especializado em Doenças Infecciosas ganham mais privacidade e segurança Humberto Leite, da agência Saúde | Edição Willi...


Pacientes do Centro Especializado em Doenças Infecciosas ganham mais privacidade e segurança

Humberto Leite, da agência Saúde | Edição Willian Cavalcanti

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, apresentou na sexta-feira (12) as revitalizações realizadas na sede do Centro Especializado em Doenças Infecciosas (Cedin) a representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e da sociedade civil. “A Secretaria de Saúde está engajada nesta linha de cuidado e trabalhamos para ofertar o serviço com privacidade e segurança, além de promover um tratamento individualizado”, afirma a gestora.

Secretária de Saúde apresenta revitalizações no Cedin a representantes da sociedade civil e do Ministério Público. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Os serviços avançam no terceiro andar do prédio, localizado na Asa Sul. O objetivo é proporcionar aos pacientes um acolhimento discreto, com fácil acesso aos 30 consultórios, incluindo sete recém instalados, e demais espaços do Cedin. Também houve revitalização da farmácia e melhorias no laboratório, dentre outras medidas. Avançaram ainda as adequações no Núcleo de Testagem e Aconselhamento (NTA), agora com cinco consultórios e quatro salas de coleta de exames. No mesmo prédio, funciona também o Ambulatório Trans, com seis consultórios. Haverá ainda melhorias no auditório e nas áreas administrativas.

Somente entre janeiro e maio de 2024, o Cedin realizou mais de 17 mil atendimentos, de consultas a entrega de medicamentos. Cerca de 70% dos pacientes com HIV em tratamento no DF recebem suas medicações no local. A carteira de serviços inclui ainda a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP) do HIV, ambulatório de ginecologia, ambulatório de pediatria para crianças expostas ao HIV e acolhimento a pacientes com tuberculose, hanseníase, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) complexas, dentre outros serviços.

Revitalizações têm objetivo de promover um atendimento seguro, discreto e individualizado a todos os pacientes. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Diálogo com a sociedade

O ativista de direitos humanos Michel Platini ressaltou a importância dessas unidades da Secretaria de Saúde e do encontro com a gestão da pasta. “O SUS [Sistema Único de Saúde] já preconiza esse diálogo entre a sociedade e os gestores. E hoje ele está sendo materializado aqui”, opina.

Para o usuário do SUS, Hae de Lima, que faz parte do Conselho de Saúde do DF, a valorização dessa linha de cuidados é de alto impacto na sociedade. “Esse espaço é importante para a população LGBTQIA+ e também para a população em geral”, acrescenta.

A promotora de justiça do Núcleo de Direitos Humanos do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Adalgiza de Medeiros, também sublinhou a relevância do diálogo. “A Secretaria de Saúde se mostrou muito receptiva no sentido de atender às demandas colocadas primeiramente pela sociedade civil”, elogia. 

Secretaria de Saúde mantém diálogo aberto com Ministério Público e sociedade civil a respeito das linhas de cuidados ofertadas. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Um compromisso firmado entre a secretária de Saúde e os representantes do MPDFT e da sociedade civil foi de ampliar as ações de comunicação tanto a respeito dos cuidados necessários para evitar a transmissão das ISTs quanto para combater o estigma de pacientes, especialmente das pessoas que vivem com o vírus HIV. 

Linha de cuidados

A oferta de serviços da Secretaria de Saúde para o cuidado contra infecções sexualmente transmissíveis se inicia na Atenção Primária à Saúde, com a rede de 176 Unidades Básicas de Saúde, onde é possível realizar as testagens e, se necessário, iniciar os tratamentos necessários. Destaque também para o Núcleo de Testagem e Aconselhamento localizado na Rodoviária do Plano de Piloto. Somente em abril e maio, mais de 1,3 mil testes foram realizados no espaço, que se destaca por contar com isolamento acústico nas paredes para assegurar o sigilo dos atendimentos. 

A Secretaria de Saúde também realiza o amplo acesso de distribuição de preservativos masculinos e femininos em suas unidades localizadas em todo o Distrito Federal.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel