Operário
Manacapuru - Amazonas
Fundação: O Operário Esporte Clube foi fundado no dia 10 de junho de 1982, na cidade de Manacapuru, no Estado do Amazonas. Utiliza as cores preto, vermelho e branco.
Resumo histórico do clube: O Operário Esporte Clube da cidade de Manacapuru começou a disputar competições amadoras, onde ostentou o título de bicampeão da Copa dos Rios, importante torneio de seleções municipais, vestindo a camisa do time do município de Manacapuru. A fase profissional começou em 2010, quando disputou a Série B do Campeonato Amazonense, vencendo na estreia o Cliper pelo placar de 3 X 0. Conquistou assim o primeiro turno da competição. O Operário foi o campeão da Série B do Campeonato Amazonense de 2010 e conquistou pela primeira vez uma vaga na elite do futebol do Estado do Amazonas, jogando a final contra o Rio Negro. Após os empates em 3 X 3 na primeira partida e 0 x 0 na segunda partida, o título foi decidido nas cobranças de pênaltis com a vitória por 5 X 4 para o Sapão da Terra Preta, como também e conhecido o Operário.
Em 30 de janeiro de 2011, participou pela primeira vez da competição principal da Federação Amazonense de Futebol. A sua estreia na Série A foi contra o tradicional Fast Clube no Estádio do SESI em Manaus. O Sapão da Terra Preta, venceu a partida pelo placar de 2 X 1. O Operário foi o único Clube que terminou o primeiro turno invicto, classificando-se para as semifinais na segunda colocação. Perdeu sua invencibilidade para o Penarol, pelo placar de 2 X 1 em Manacapuru. Em 2014, o Operário retornou à Série B do Campeonato Amazonense, surpreendendo a todos por passar a utilizar em seus uniformes as cores azul, amarelo e preto. O motivo da troca foi em função da rivalidade que tinha com a Princesa de Solimões, que utilizava em seus uniformes as cores vermelho e branco. Nessa competição, o Operário conquistou o Segundo Turno após empatar por 2 X 2 com o CDC Nova Olinda, ficando pela segunda vez com uma vaga na Série A. Na decisão do título, venceu o Rio Negro pelo placar de 3 X 1, conquistando seu segundo título na Série B.
Em 2015, o Sapão da Terra Preta teve uma fraca atuação no Campeonato Amazonense, conquistando apenas um ponto em 18 partidas. O Clube de Manacapuru não foi rebaixado devido a Federação Amazonense de Futebol extinguir a Série B e acomodar todos afiliados na elite de 2016. Entre 2016 e 2021, em função de problemas financeiros, o Operário se afastou do futebol profissional. Em 2022, voltou às atividades profissionais e disputou a Série B. Terminou a competição na segunda colocação e retornou à Série A após 6 anos. Em 2024, o Operário de Manacapuru disputando a Série A do Campeonato Amazonense de Futebol terminou a competição na 8ª colocação dentre 10 participantes e foi rebaixado para a Série B a ser disputada em 2025. Em 2025, terminou o Campeonato Amazonense de Futebol da Série B, como Vice-Campeão.
Localização: O Operário Esporte Clube do Amazonas está sediado no Município de Manacapuru, Região Metropolitana de Manaus, no Estado do Amazonas.
Manacapuru – Região Metropolitana de Manaus
Estádio: O Operário Esporte Clube manda seus jogos no Estádio Olímpico Municipal Gilberto Mestrinho, conhecido como Gilbertão. Inaugurado no dia 09 de novembro de 1986, está localizado no Município de Manacapuru, Região Metropolitana de Manaus, Estado do Amazonas. Tem capacidade para 15.000 espectadores.
Estádio Olímpico Municipal Gilberto Mestrinho - Gilbertão
Estatística:
Coluna do Vidal