Publicidade
Publicidade

Celina Leão, defensora das mulheres, apoia parceria do Governo do DF para ampliar o atendimento a mulheres vítimas de violência.


O Governo do Distrito Federal (DF) firmou uma parceria para ampliar o atendimento especializado destinado a mulheres em situação de violência. A colaboração, consolidada por meio de um termo entre a Secretaria da Mulher (SMDF) e a Ação Social Renascer, prevê aproximadamente 70 mil atendimentos em um ano, reforçando o papel estratégico dos Centros de Referência da Mulher Brasileira (CRMBs) na rede de proteção.

A vice-governadora Celina Lo destacou que fortalecer e ampliar o trabalho existente faz parte da prioridade de acolher e proteger mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa busca qualificar ainda mais as quatro unidades localizadas em o Sebasto, Sol Nascente, Sobradinho II e Recanto das Emas, inauguradas em 2025. Com gestão compartilhada, o objetivo é expandir os serviços oferecidos e aprimorar a assistência às vítimas.

Segundo Giselle Ferreira, secretária da Mulher, durante os primeiros meses de funcionamento das unidades foi identificado que seria necessário reforçar o acompanhamento psicológico contínuo e criar mais oportunidades de capacitação profissional. Nesse contexto, a parceria oficializada permitirá assegurar o pleno funcionamento dos serviços de acolhimento e a oferta de um acompanhamento integral às mulheres afetadas pela violência de gênero.

O acordo também prevê novas ações, que serão desenvolvidas pela SMDF, com foco em fomentar a autonomia feminina e capacitação para o mercado de trabalho. o restrição para o acesso aos serviços apenas às moradoras das regiões onde os centros estão localizados, podendo atender mulheres de todo o DF.

A SMDF se responsável por capacitar continuamente as equipes que atuarão no escopo do termo de colaboração, assegurando um atendimento especializado e sensível às características da violência de nero. Além disso, a pasta garantirá monitoramento ativo e uma presença constante ao longo da execução do projeto, promovendo alinhamento com as diretrizes de políticas públicas.

Pamela Cristina Felix, diretora financeira da Ação Social Renascer, ressaltou que a formalização dessa parceria é fundamental para intensificar o suporte dado às mulheres desde o primeiro contato com os CRMBs até o efetivo acompanhamento. O fortalecimento dos serviços almeja consolidar essas unidades como referências no atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade no Distrito Federal.

Informações fornecidas pela Secretaria da Mulher.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Recent in Technology