Iniciativa parceira com a SEEDF reúne órgãos do DF para a prevenção da violência ambiente escolar | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF
Iniciativa leva palestras sobre prevenção à violência às escolas públicas do DF.
Escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal já podem inscrever-se para as palestras do programa Maria da Penha Vai à Escola. A iniciativa, coordenada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), tem como objetivo promover ações educativas de prevenção e enfrentamento à violência contra meninas e mulheres no ambiente escolar. As inscrições seguem abertas até o dia 13 de fevereiro.
https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=kgBC3EciMEOPFfnRPuvtpFOijwnZFuRGpAxc_81N7I5UQkE3SkFFTUtENUtSRlBTMDRETE42WTZFTy4u&route=shorturl
As atividades integram a programação da 32ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, que será realizada entre os dias 9 e 13 de março de 2026 em todos os tribunais do país. O ciclo de palestras acontece três vezes ao ano, nos meses de março, agosto e novembro, e busca fortalecer ações educativas de enfrentamento à violência contra meninas e mulheres no ambiente escolar.
Durante os encontros, serão abordados temas como a prevenção e o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, o combate à violência no namoro, a atuação da Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar e os principais pontos da Lei Maria da Penha.
A proposta é ampliar o diálogo com a comunidade escolar, promovendo informação, conscientização e formação cidadã, além de incentivar a construção de uma cultura de respeito e proteção aos direitos das mulheres.
Parceria institucional
Idealizado pelo Núcleo Judiciário da Mulher do TJDFT, o Maria da Penha Vai à Escola foi criado em 2014 e, desde então, conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). A iniciativa estabelece um regime de cooperação entre os órgãos envolvidos, com foco na divulgação da Lei Maria da Penha e no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar.
O público-alvo do programa inclui estudantes, profissionais da educação e demais integrantes da comunidade escolar das escolas públicas do DF.
Com informações do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios
Da Redação do Portal de Notícias, com a fonte da Ascom/SEEDF
