Peñarol Bandeira do Uruguai
Resumo histórico do Club Atlético Peñarol: Foi fundado em 28 de setembro de 1891, denominado à época como Central Uruguay Raiway Cricket Club (CURC). Renomeado em 1913 como CURCC Peñarol, adotou em 12 de março de 1914 o seu nome atual. Em 1992, o futebol começou a fazer parte da rotina do clube de forma efetiva, quando em Assembleia realizada no dia 05 de maio designou como Capitão da Equipe John Macgregor. O primeiro jogo disputado pelo Penãrol foi realizado em 11 de maio de 1882 contra um time de estudantes do Colégio Britânico, com a vitória dos Carboneros, como também é conhecido o Peñarol, pelo placar de 3 X 2. Teve início a trajetória vitoriosa de um dos clubes mais importante do futebol da América do Sul. O Peñarol utiliza em seus uniformes e símbolos as cores Amarelo e Preto desde sua fundação, inspirado na locomotiva Rocket devido à forte ligação do clube com a Empresa Ferroviária Ferro Carril.
Locomotiva Rocket
Entre 1891 e 1931, ainda na fase amadora do futebol, nasceu uma grande rivalidade entre os maiores protagonistas da história do futebol do Uruguai.
Em 1932, a Liga Uruguaia de Futebol estabeleceu de forma oficial a profissionalização do futebol no país, quando foi disputada a primeira edição do Campeonato Uruguaio da era profissional. O torneio foi realizado em 3 turnos, no sistema todos contra todos. O Campeão foi o Peñarol, que conquistou o 1º Título Nacional de sua história.
Década de 1960 (em nível internacional): Foi um período inesquecível na história do Club Atlético Peñarol, coroado com muitos títulos, alguns considerado inéditos.
Ano de 1960: Disputou pela primeira vez a recém criada Copa Libertadores da América, competição mais importante da América do Sul, e conquistou o título na 1ª Edição.
Ano de 1961: Disputou pela segunda vez consecutiva a Copa Libertadores da América, conquistando o bicampeonato referente às duas primeiras edições.
No final da temporada de 1961, o Peñarol disputou a final da 2ª Edição da Copa Intercontinental realizada entre o Campeão do Continente Europeu, o Benfica de Portugal, e o Campeão do Continente Sul-Americano, o Peñarol do Uruguai. A decisão foi disputada em 3 partidas.
No dia 20 de outubro de 2017, após uma reunião realizada na Índia, o Conselho da FIFA reconheceu os vencedores da Copa Intercontinental como Campeões Mundiais de Clubes.
Ano de 1966: Conquistou pela 3ª vez o título de Campeão da Copa Libertadores da América, mediante a final realizada contra o River Plate da Argentina. A decisão foi disputada em 3 partidas.
No final da temporada de 1966, o Peñarol disputou a final da 7ª Edição da Copa Intercontinental realizada entre o Campeão do Continente Europeu, o Real Madrid da Espanha, e o Campeão do Continente Sul-Americano, o Peñarol do Uruguai. A decisão foi disputada em duas partidas (ida e volta).
Ano de 1969: O Peñarol disputou a Supercopa de Campeões Intercontinentais. A competição reuniu apenas clubes da América do Sul que até então haviam conquistado Copas Intercontinentais. A competição não teve a participação de Campeões Europeus por coincidir com as eliminatórias da Copa do Mundo de 1970.
Década de 1960 (em nível Nacional):
Ano de 1960: Nesse período o Peñarol conquistou os campeonatos uruguaios de 1960, 1961 e 1962 correspondente ao 1ª Pentacampeonato de sua história, incluindo os títulos conquistados em 1958 e 1959.
Ano de 1965: O Peñarol conquistou o Bicampeonato Uruguaio referente aos títulos nacionais de 1964 e 1965.
Ano de 1967: O Peñarol continuou acumulando conquistas com destaques para os títulos de Campeão Uruguaio e 1967 e 1968.
No período entre 03 de setembro de 1966 a 14 de setembro de 1968, o Peñarol alcançou a maior invencibilidade de sua história: foram 56 partidas sem sofrer sequer uma derrota. O clube, nas décadas seguintes, continuou acumulando várias conquistas. A última foi o Campeonato Uruguaio de 2024, perfazendo um total 52 títulos nacionais conquistados desde 1900.
Time do Peñarol Campeão da Copa Intercontinental de 1982 – Mundial de Clubes
Ídolos:
Técnicos:
Fernando Morena Cesar Luís Menotti Jorge Fosatti Juan Manuel Olivera
Jogadores:
Diego Aguirre Fernandez Pablo Forlan Diego Forlan
Localização: O Club Atlético Peñarol está sediado na cidade de Montevideo, capital do Uruguai.
Centro da cidade de Montevideu – Uruguai
Estádio: O Clube Atlético Peñarol manda seus jogos no Estádio Campeón Del Siglo, localizado em Montevideo, com capacidade para 40.000 espectadores. Foi inaugurado oficialmente em um jogo amistoso contra o River Plate da Argentina, com a vitória da equipe uruguaia pelo placar de 4 X 1. O primeiro gol do Estádio foi marcado pelo jogador Diego Forlan do Peñarol.
Estádio Campeón Del Siglo – Montevideo - Uruguai
Coluna do Vidal