Publicidade
Publicidade

Saudosismo

  Lendas das Laranjeiras #4 - Orlando: um “Pingo de Ouro” - VAVEL Brasil                

 Orlando Pingo de Ouro                              Clube Náutico Capibaribe 

                                                                                       1º Clube da Carreira



Nascimento: Orlando de Azevedo Viana nasceu no dia 04 de dezembro de 1923, na cidade de Recife, capital do Estado de Pernambuco.


Resumo Histórico: Orlando de Azevedo Viana, conhecido no meio futebolístico como Orlando Pingo de Ouro, iniciou a carreira de jogador profissional de Futebol aos 19 anos, no Clube Náutico Capibaribe, permanecendo por 4 temporadas. Em 1945, foi transferido para o Fluminense do Rio de Janeiro, onde viveu a melhor fase de sua carreira. No tricolor carioca, estreou com vitória contra o América Futebol Clube pelo placar de 2 X 1, jogo realizado no Estádio das Laranjeira, marcando o gol da vitória aos 38 minutos do 2º tempo, desempatando a partida. O apelido Orlando Pingo de Ouro, que o acompanhou em toda sua carreira, surgiu durante um jogo contra o Bonsucesso Futebol Clube em um dia chuvoso, ao marcar 4 gols. O jornalista Esportivo José Araújo escreveu em sua coluna no dia posterior ao jogo: “Orlando parecia um pingo d’água presente em todo o gramado e brilhando como se fosse ouro”. Em 1948, conquistou o título de Campeão do Torneio Municipal e ainda fez um gol de bicicleta na final contra o Vasco da Gama, terminando a competição como artilheiro com 12 gols marcados. Em 1949, fez parte do elenco da Seleção Brasileira que conquistou o Título de Campeão Sul-Americano, competição que teve o Brasil como anfitrião, marcando 2 gols em 3 partidas. Em 1950, foi autor do primeiro gol do Fluminense no Estádio do Maracanã contra o Olaria Atlético Clube, em partida válida pelo Campeonato Carioca daquela temporada. Em 1952, defendendo a equipe do Fluminense, conquistou o título de Campeão da Copa Rio e foi o artilheiro da competição, junto com Marinho, com 5 gols marcados.

Time do Fluminense Campeão da Copa Rio de 1952

Em pé: Píndaro, Edson, Jair Santana, Bigode, Castilho e Pinheiro.

Agachados: Telê, Orlando Pingo de Ouro, Marinho, Didi e Robson.


Em 1953, já com 30 anos, o craque Orlando começou a perder espaço no time do Fluminense. Atuando pelo Tricolor Carioca, jogou 310 partidas e marcou 184 gols. Ainda no ano de 1953, foi emprestado ao Santos Futebol Clube onde permaneceu por pouco tempo, participando apenas de 6 partidas e marcando 1 único gol. Meses depois, foi contratado pelo Atletico Mineiro e teve o desafio de quebrar o “tabu do tri”. O Atletico mineiro liderava o futebol mineiro com maior número de títulos estaduais que seus rivais Cruzeiro, América e Villa Nova, que haviam sido Tricampeões Mineiro. Somente o Galo não tinha sido ainda. Orlando ajudou o Atletico Mineiro a conquistar pela primeira vez o Tricampeonato Mineiro de Futebol, dirigido pelo técnico uruguaio Ricardo Diez, junto com Ubaldo, Amorim, Joel, Afonso, Osvaldo, Zé do Monte, Tomazinho e outras feras, jogando no Campo do Sete como era chamado o Estádio Independência em Belo Horizonte. Em 1956, regressou ao Rio de Janeiro para defender as cores do Canto do Rio Foot-Ball Club, sediado na cidade de Niterói, onde em 1957 encerrou sua vitoriosa carreira de jogador de futebol.


Orlando jogou nos seguintes Clubes e Seleção Brasileira:

Náutico

Fluminense

Santos (emprestado)

Atlético Mineiro

Pernambuco

Rio de Janeiro

São Paulo

Minas Gerais

1939 a 1945

1945 a 1954

1953 a 1954

Orlando, um “Pingo de Ouro” na história do Fluminense

Botafogo

Canto do Rio

Seleção

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Brasil

C:\Users\Casa\Desktop\th.jpg

1956

1956 a 1957

1949


Principais Títulos Como Jogador:

Clube

Competição

Ano





Fluminense


Campeonato Carioca

1946 e 1951

Taça João Lira Filho (Inauguração do Estádio do Olaria – Fluminense X Vasco da Gama)

1947

Torneio Municipal

1948

Taça Folha da Tarde (Internacional X Fluminense)

1949

Troféu Prefeiro Acrisio Moreira da Rocha (Fla x Flu)

1949

Taça Secretário da Viação de Obras Públicas da Bahia –  Bahia X Fluminense

1951

Copa Rio 

1952

Copa Municipalidade – Paraná

1953

Taça Madalena Copello (Fla X Flu)

1951

Taça Desafio – Fluminense X Uberaba

1954

Atlético MG


Campeonato Mineiro


1954 e 1955

C:\Users\Casa\Desktop\th.jpg

Seleção


Copa Sul-Americana


1949


Falecimento:  Orlando de Azevedo Viana (Pingo de Ouro) morreu no dia 04 de agosto de 2004, aos 81 anos, vítima de insuficiência respiratória.


Coluna do Vidal

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Recent in Technology