Ronaldo Angelim Icasa Esporte Clube
Início da carreira de jogador de futebol
Nascimento: Ronaldo Simões Angelim nasceu no dia 26 de novembro de 1975, no município de Porteiras, interior do Estado do Ceará.
Resumo Histórico da Carreira de Jogador de Futebol: Ronaldo Angelim foi revelado pelo ICASA Esporte Clube em 1996. Passou pelo Juazeiro, um antigo Clube de Juazeiro do Norte - CE, fundado em 1963 e extinto em 1998. Em 1999, foi contratado pelo Ceará Sponting Club. Em 2000, foi para o interior paulista, onde permaneceu por pouco tempo jogando pelo Ituano. Em 2001, retornou ao Estado do Ceará, desta vez para vestir a camisa do Fortaleza, e conquistou vários títulos estaduais (2001, 2003, 2004 e 2005). O Ceará foi o Clube que o projetou para o futebol nacional. Reinaldo Angelim tinha a estatura de 1m e 78 cm, considerada baixa para um zagueiro, o que não o impediu de figurar entre os melhores zagueiros do futebol brasileiro. Seu nome ficou marcado no Lion no período de 2001 a 2005, principalmente quando marcou um gol decisivo na última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B de 2004, quando o Fortaleza brigava por um novo acesso à elite do Futebol Brasileiro (Série A). O Lion necessitava ganhar o jogo contra o Avaí por gols de diferença, além de torcer para que o Bahia não vencesse o Brasiliense na Fonte Nova. Faltando 15 minutos para o término da partida, após uma perfeita cobrança de escanteio, Ronaldo Angelim surgiu entre os zagueiros adversários e marcou o gol que colocou mais uma vez o Fortaleza na Série A do Campeonato Brasileiro de 2005. Embora idolatrado pela torcida do Lion, Angelim ainda permanecia desconhecido no restante do país. Essa injustiça foi desfeita durante a disputa do Campeonato Brasileiro de 2005, quando seu talento passou a ser reconhecido por todos. Ele foi convocado para compor a zaga do Time das Estrelas que enfrentou o Corinthians campeão brasileiro daquele ano em uma partida organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em 2006, foi contratado pelo Clube de Regatas Flamengo, onde passou a melhor fase de sua carreira. Ganhou prestígio e reconhecimento da frenética torcida rubro-negra pela sua técnica, garra e valentia ao defender as cores do clube. Em 2007, precisamente no segundo semestre, com a chegado do zagueiro Fábio Luciano, Angelim encontrou um perfeito entrosamento com o novo companheiro de zaga e assumiu em definitivo a titularidade no Clube da Gávea. Em 2009, na última rodada do Campeonato Brasileiro, Ronaldo Angelim fez o gol do título para o Flamengo aos 25 minutos do 2º tempo, virando o jogo contra o Grêmio ao deixar o placar em 2 X 1. Disse Ronaldo Angelim, em entrevista declarando mais uma vez o seu amor pelo Flamengo: “Eu me considero um torcedor, jogo com alma. Procuro jogar com raça, porque sou flamenguista desde criancinha e o mínimo que posso fazer é correr quando entro em campo.”
Em 20 de fevereiro de 2011, disputou sua última partida pelo Flamengo, na semifinal da Taça Guanabara, no estádio Nilton Santos (Engenhão), no empate de 1 X 1 contra o Botafogo. Angelim marcou o gol do Flamengo aos 14 minutos do 1º tempo. O jogador ficou eternizado na torcida rubro-negra, o que lhe garantiu a citação em uma canção entoada nas arquibancadas, que relata todos os heróis das conquistas dos campeonatos brasileiros do clube: “(...) Bonita foi a festa do Hexa com o Imperador, gol de Angelim no escanteio que Pet cobrou (...)”. Em 12 de abril de 2012, Angelim disputou a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Grêmio Barueri da cidade de São Paulo. Em janeiro de 2013, Angelim voltou ao Fortaleza. Apesar de receber propostas do Criciúma de Santa Catarina e do Guarani de Juazeiro do Ceará, preferiu encerar a carreira no Tricolor do Pici. Em 02 de maio de 2015, Angelim foi homenageado durante um amistoso entre o Icasa e o Flamengo, em que deu o chute inicial da partida. Logo depois, recebeu uma placa enaltecendo os seus serviços prestados ao Flamengo direto das mãos do então Diretor de Futebol do Flamengo, Rodrigo Caetano.
Ronaldo Angelin – Presidente do R4 Esporte Clube (Clube de Futebol Feminino)
Após se aposentar do futebol profissional, Ronaldo Angelim fundou o R4 Esporte Clube, um clube de futebol feminino sediado na cidade de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, como um projeto social. Registrado como Clube em 2022, disputou o Campeonato Cearense Feminino e o Campeonato Brasileiro Feminino Série A-3. Ronaldo Angelin é o atual Presidente do R4 Esporte Clube.
Elenco do R4 Esporte Clube – Equipe de Futebol Feminino de Juazeiro do Norte - CE