Publicidade
Publicidade

Secretaria de Educação apresenta novas estratégias para garantir avanço e aprendizagem dos estudantes

 Ações integradas de certificação e recomposição fortalecem a melhoria da trajetória escolar e asseguram novas oportunidades de aprendizagem para os estudantes da rede estadual

Secretaria de Educação de Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) apresentou, nesta terça-feira (12/11), durante o evento “Trem para Aprender – Não deixe ninguém para trás!”, um conjunto de ações pedagógicas voltadas para o encerramento do ano letivo e a melhoria do fluxo escolar.

O encontro reuniu os 47 superintendentes regionais de ensino, diretores educacionais e coordenadores de inspeção, em um momento de alinhamento estratégico sobre as ações de certificação e de recomposição  das aprendizagens, com os estudos independentes.

As medidas, Prova Eletrônica para Certificação, Estudos Intensivos  e a Prova Eletrônica de Recuperação, formam um ciclo integrado que amplia as oportunidades de avanço dos estudantes, promove equidade e reforça o compromisso com uma educação pública de qualidade. Todas essas ações acompanhadas pela equipe pedagógica dentro do Programa de Recomposição das Aprendizagens. 

Prova Eletrônica para Certificação

A Prova Eletrônica para Certificação é uma oportunidade para que estudantes com idade compatível possam concluir a etapa de ensino. Regulamentada pela Resolução SEE nº 5.209/2025, a iniciativa define os procedimentos para avaliações com finalidade de certificação, recuperação e recomposição das aprendizagens.

Podem participar estudantes com 15 anos ou mais matriculados nos anos finais do ensino fundamental e 18 anos ou mais no ensino médio. 

“Esses estudantes terão o direito, caso queiram, de realizar o exame de certificação. Uma grande novidade é que todas as escolas da rede estadual que já ofertam as etapas de ensino, serão unidades certificadoras”, afirma Gabriela Bonfim, subsecretária de Planejamento de Rede, Avaliação e Inovação.

A prova, que será aplicada entre 17/11 e 3/12, é composta por 40 questões, distribuídas entre Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com 10 questões por área. Para obter a certificação, o estudante deve alcançar, no mínimo, 60% de acertos em cada área. Quem não atingir essa pontuação poderá realizar uma segunda e última tentativa.

Estudos Intensivos

Durante o mês de dezembro, o foco das escolas estará na estruturação e implementação das ações conjuntas denominadas “Trem para Aprender – Estudos Intensivos”, um movimento coletivo e colaborativo voltado à consolidação das aprendizagens essenciais. O material que acompanha estas orientações apresenta, de forma didática, as etapas, responsabilidades e possibilidades de atuação para esse período.

Com esse novo formato, a SEE/MG reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade, equitativa e centrada no desenvolvimento integral de cada estudante, fortalecendo o papel das escolas como espaços de aprendizagem viva, colaborativa e transformadora.

Prova Eletrônica de Recuperação

Encerrado o período de estudos intensivos, os estudantes que ainda não atingiram o mínimo de 60% de aproveitamento terão nova oportunidade por meio dos Estudos Independentes. A novidade para o ano de 2025 é que a Secretaria de Educação está fornecendo ferramentas para apoiar os professores no âmbito dos Estudos Independentes. Trata-se da Prova Eletrônica de Recuperação.

A ferramenta foi criada para facilitar o processo final de recuperação, oferecendo uma aplicação digital, presencial na escola, que complementa os planos de estudo elaborados para cada aluno.

“A partir de agora, a Secretaria vai dar mais suporte, mais apoio para nossos estudantes e para nossos professores. Então, é uma grande oportunidade e estamos aqui, disponíveis, estruturando todo esse trabalho com nossos superintendentes”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra.

A prova é voltada, prioritariamente, a estudantes com rendimento abaixo de 60% em três ou mais componentes curriculares. Cada componente tem 10 questões, e a aprovação ocorre ao atingir 60% de acertos. Caso o estudante não alcance o desempenho necessário, haverá segunda oportunidade em janeiro, antes do início do próximo ano letivo.

Informações da redação do Portal de Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Recent in Technology