Publicidade
Publicidade

Manutenção de vias de terra facilita o deslocamento no Jardim Botânico.


As ações realizadas visam nivelar as pistas e aplicar brita e resíduos de construção civil (RCC), materiais estes cedidos pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), tudo para oferecer maior segurança e conforto aos motoristas da região.

Desde o início do ano, equipes do Governo do Distrito Federal (GDF) têm executado intervenções nas vias não pavimentadas do Jardim Botânico com o objetivo de melhorar a mobilidade e proporcionar mais segurança à comunidade rural local. Segundo informações da Administração Regional, cerca de 25 km de vias receberam manutenção entre os meses de setembro e novembro.

Os serviços foram realizados em áreas como o Núcleo Rural Tororó, Barreiros I, Barreiros II, Mansões Fazendária, Itaipu, São Gabriel, João Cândido, Mansões Fazendárias, Nova Betânia e Altiplano Leste. Para essas ações, houve o apoio do Polo Sudoeste do programa GDF Presente – iniciativa lançada em 2019 pela Secretaria de Governo (Segov) para coordenar melhorias locais – juntamente com a Secretaria de Agricultura (Seagri-DF) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).

De acordo com Aderivaldo Martins Cardoso, administrador regional do Jardim Botânico, as melhorias seguem um cronograma estabelecido pela Diretoria de Obras, que busca atender periodicamente todas as vias da cidade. A fiscalização constante assegura a trafegabilidade das estradas, contribuindo para prevenir transtornos ou acidentes e, ao mesmo tempo, facilitar tanto a circulação de ônibus escolares quanto o transporte de produtos agrícolas da região.

Aderivaldo ressalta que “a conservação das estradas não pavimentadas é essencial para assegurar a mobilidade e a segurança dos moradores da rego. Esse esforço reduz os danos causados pelas chuvas, assegura um melhor escoamento e diminui os incômodos à população. Estamos comprometidos em manter esses cuidados constantes para melhorar a qualidade de vida dos moradores”.

Os reduos de construção civil fornecidos pelo SLU têm sido reutilizados em diversos projetos de infraestrutura, incluindo recuperação de estradas rurais e melhorias na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE). Essa prática reflete a política de gestão sustentável de resíduos implementada no DF, que prioriza a reciclagem e o reaproveitamento de materiais para fortalecer a economia circular e fomentar a sustentabilidade ambiental.

O Jardim Botânico, com sua ampla extensão territorial de 29.060,59 hectares, é a quinta maior cidade do DF e uma das que mais m crescido em termos populacionais. De acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), a população local quase triplicou em seis anos, passando de 26.449 moradores em 2018 para impressionantes 75.133 habitantes previstos a 2024.

Informações da redação do Portal de Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Recent in Technology