Por Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader Durante o curso, as crianças d e sco b r ir am a rel e vância do papel de cada cidadão na pr...
Por Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader
Durante o curso, as crianças descobriram a relevância do papel de cada cidadão na proteção da fauna e flora do Cerrado.
A iniciativa forma cidadãos conscientes, agentes de boas práticas e defensores do meio ambiente | Foto: Divulgação/PMDF
Nesta quinta-feira, alunos da Escola Classe 14 do Gama se tornaram oficialmente guardiões ambientais. Sob a coordenação do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), a turma Murici do Cerrado celebrou a formatura de 44 estudantes do 5º ano do ensino fundamental. A ação integra o Programa de Educação Ambiental Lobo-Guará (Prealg), fruto de uma parceria entre o BPMA e instituições de ensino do Distrito Federal, com o objetivo de capacitar jovens como multiplicadores da preservação ambiental.
Durante o programa, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da conservação ambiental e o papel do indivíduo na proteção do ecossistema do Cerrado. A proposta do projeto sustenta-se na Lei nº 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais, reforçando as medidas de prevenção primária da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) no combate a crimes ambientais, destacando-se o enfrentamento à criação irregular de animais silvestres.
Nesta ocasião especial, também foram comemorados os 22 anos de existência do Programa Lobo-Guará. Desde sua criação, o projeto já formou mais de 14 mil guardiões ambientais e impactou cerca de 700 mil pessoas, consolidando-se como uma iniciativa educativa e preventiva fundamental promovida pela PMDF.
Da redação do Portal de Notícias