Medida aumenta a sensação de segurança e a economia de recursos públicos O Recanto das Emas recebeu, nesta semana, a instalação de 1.102 lum...
Medida aumenta a sensação de segurança e a economia de recursos públicos
O Recanto das Emas recebeu, nesta semana, a instalação de 1.102 luminárias de LED em diversas quadras da região. A ação faz parte do projeto de modernização da iluminação pública do Distrito Federal, realizada pela CEB Iluminação Pública e Serviço (CEB IPes) com o foco na eficiência energética, no aumento da sensação de segurança e na economia de recursos públicos.
Nesta fase, serão modernizadas as quadras 305 a 311, 407, 300 a 304, além das vias residenciais das quadras 110 a 116. A intervenção integra o cronograma de execução da nova iluminação pública que vem sendo implantada gradualmente em várias regiões administrativas do DF.
De acordo com o presidente da CEB, Edison Garcia, a substituição das luminárias convencionais por modelos de LED representa um avanço importante não apenas na infraestrutura urbana, mas também na qualidade de vida da população. “A tecnologia LED garante mais luminosidade e segurança, reduz os gastos com energia em até 60% e ainda melhora o conforto da cidade à noite. Estamos modernizando quadra a quadra, com foco na eficiência e no bem-estar dos moradores”, afirmou.
O projeto já está em fase final, com mais de 80% das luminárias substituídas em todo o DF. A meta da companhia é tornar Brasília referência nacional em iluminação pública inteligente e sustentável até o final deste ano.
Para o diretor de modernização da CEB, Mauro Landim, a modernização da iluminação tem impacto direto na rotina das pessoas. “A instalação de LED vai além da economia de energia. Ela traz mais sensação de segurança, reduz a necessidade de manutenção e valoriza os espaços públicos. Isso se reflete diretamente na qualidade de vida da população”, explicou.
A intenção é que todas as Regiões Administrativas do DF estejam completamente iluminadas com LED até o final de dezembro de 2025.
Da redação do Portal de Notícias Com informações da CEB IPes
Nenhum comentário