Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Mais de 170 mulheres realizam exame ginecológico para prevenção de câncer no HRT neste fim de semana

Hospital Regional de Taguatinga (HRT) promoveu mutirão de colposcopias para diagnóstico e tratamento de cânceres ginecológicos. Foto: Jhonat...



Hospital Regional de Taguatinga (HRT) promoveu mutirão de colposcopias para diagnóstico e tratamento de cânceres ginecológicos. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

No sábado e domingo, mutirão de colposcopias promoveu diagnóstico precoce e tratamento de cânceres ginecológicos

Willian Cavalcanti, da Agência Saúde DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) promoveu, no fim de semana, mutirão de colposcopias para diagnóstico e início do tratamento de cânceres ginecológicos. A ação recebeu 174 mulheres no Ambulatório de Alta Complexidade em Oncologia do HRT. O evento integra a campanha Setembro em Flor, realizada pela Secretaria de Saúde (SES-DF) em parceria com o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) visando à conscientização sobre a importância do acompanhamento ginecológico.

Ao longo de todo o sábado (27) e domingo (28), servidores e profissionais voluntários realizaram o exame de colposcopia, indicado para pacientes que tenham apresentado alguma alteração no exame preventivo (Papanicolau). Por meio de lentes de aumento, o colposcópio permite visualizar detalhadamente o colo do útero, identificando lesões ou alterações não visíveis a olho nu. Em caso de lesões, o médico pode realizar biópsias para análise laboratorial.

A cirurgiã oncológica do HRT e organizadora da ação, Rayane Cardoso, comemorou o grande alcance do evento e a importância do diagnóstico precoce. “A colposcopia detecta com mais precisão alterações nas pacientes. Além de fazer o exame, a gente consegue também já iniciar o tratamento e evitar que a lesão progrida para um câncer de colo de útero”, explica.

A estudante Maria, 22 anos, iniciou o atendimento na sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência em Samambaia e foi encaminhada para realizar a colposcopia no HRT. “Esse agendamento foi muito rápido. Em menos de uma semana, já fui chamada para realizar o exame. Durante todo o processo, fui muito bem atendida. Ter essa agilidade para o diagnóstico precoce foi muito importante para mim”, afirma a estudante.
 

Por meio de lentes de aumento, o colposcópio permite visualizar detalhadamente o colo do útero, identificando lesões ou alterações não visíveis a olho nu. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF


Setembro em Flor

Durante todo o mês de setembro, a Secretaria de Saúde e o Grupo EVA promoveram ações de prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres que afetam o colo do útero, endométrio, ovários, vagina e vulva. A oncologista do HRT comemorou a importância da campanha. “É com muita satisfação que promovemos essas ações, em que conseguimos atender diversas pacientes. Agimos em várias áreas conscientizando sobre o câncer feminino: demos aulas e orientações, aplicamos vacinas contra o HPV, promovemos uma caminhada de conscientização e realizamos atendimentos oncológicos”, resumiu Cardoso.

Dentre os cânceres ginecológicos, o de maior prevalência é o HPV (papilomavírus humano). A vacinação e a realização do exame preventivo se complementam e são as principais medidas de prevenção desse tipo de câncer.

Na rede distrital de saúde, a vacina contra o HPV está disponível gratuitamente para meninas e meninos de 9 a 14 anos. Até o fim deste ano, jovens entre 15 e 19 anos também poderão tomar a vacina. A medida também é indicada para pessoas que vivem com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou aids, pacientes transplantados e pacientes oncológicos.
 

Profissionais realizaram o exame de colposcopia, indicado para pacientes que tenham apresentado alguma alteração no exame preventivo (papanicolau). Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF


 Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel