Evento recebeu representantes de diversos estados e celebrou 20 anos de atuação do serviço no Distrito Federal Karinne Viana, da Agência Saú...
Evento recebeu representantes de diversos estados e celebrou 20 anos de atuação do serviço no Distrito Federal
Karinne Viana, da Agência Saúde DF | Edição: Willian Cavalcanti
O 1º Congresso Internacional do Samu 192 DF reuniu cerca de 1,2 mil profissionais de diversos estados, de quarta (17) a sexta-feira (19), no Teatro Pedro Calmon, em Brasília. O evento celebrou os 20 anos do serviço no Distrito Federal com debates sobre modelos de assistência, métodos e tecnologias aplicadas no atendimento a urgências e emergências.
“O congresso superou nossas expectativas. Foram dias de programação de excelência, com especialistas de todo o Brasil. O ponto mais enriquecedor foi a troca de experiências, que fortaleceu contatos e abriu espaço para novas perspectivas. O evento também se consolidou como um fórum para debatermos os desafios enfrentados ao longo dessas duas décadas e projetarmos o futuro do Samu”, avaliou o diretor do serviço no DF, Victor Arimatea.
A coordenadora-geral do Samu do Piauí, Christianne Rocha, que está há 19 anos no serviço, destacou a relevância da integração. “A presença de profissionais de diferentes estados, cada um com suas particularidades regionais, enriqueceu o congresso e mostrou a paixão pelo trabalho desenvolvido. Essa troca de experiências permite levar boas práticas para nossos serviços e promover melhorias".

Programação
Ao longo dos três dias, o congresso apresentou palestras, painéis e feira de inovações. Também foram realizados talk shows divididos em quatro eixos temáticos: manejo do paciente crítico, saúde mental, regulação médica e educação no Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Os temas incluíram serviço aeromédico, emergências neonatais e pediátricas no APH e incidentes com múltiplas vítimas.
As palestras e talk shows do congresso estão disponíveis no YouTube. Acesse aqui.

Serviço
Inspirado em modelos internacionais e adaptado ao Sistema Único de Saúde (SUS), o Samu 192 DF foi pioneiro ao estruturar equipes especializadas e garantir atendimento rápido, gratuito e humanizado. No Brasil, o serviço alcança mais de 187 milhões de pessoas em cerca de 3,9 mil municípios, atendendo 92% da população.
No DF, de 2020 a 2024, foram mais de 3,6 milhões de ligações atendidas via 192 e, aproximadamente, 255 mil pacientes atendidos somente na capital federal, seja por ambulâncias, motos ou unidades de resgate aéreo. O Samu atende uma média de 175 atendimentos diários.

Nenhum comentário