Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

UFMG lança edital para novo vestibular seriado com foco em inclusão

Processo seletivo terá provas ao longo do ensino médio e oferece isenção ou desconto na taxa de inscrição para estudantes da rede pública A ...

Processo seletivo terá provas ao longo do ensino médio e oferece isenção ou desconto na taxa de inscrição para estudantes da rede pública

Secretaria de Educação de Minas Gerais

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançou o edital da primeira etapa do Seriado UFMG 2025-2027, novo processo seletivo adicional para ingresso nos cursos de graduação da instituição. As inscrições estarão abertas de 18/8 a 19/9, exclusivamente pelo site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve).

Inspirado em modelos já adotados por outras universidades públicas, o processo complementar ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) busca ampliar o acesso ao ensino superior. Para a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, a iniciativa reforça o papel da Universidade na democratização do ensino.

“O Seriado UFMG materializa o esforço da Universidade em diversificar suas formas de ingresso e contribuir para ampliar a inclusão dos estudantes das escolas públicas, com a qualidade, relevância e tradição oferecidas pela maior instituição de ensino superior do estado”, afirmou.

O processo é voltado a estudantes e egressos do ensino médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA), independentemente da data em que tenham cursado ou concluído a formação básica.

Como funciona

O conteúdo das provas será aplicado de forma progressiva. Nesta primeira etapa, os candidatos responderão questões referentes apenas ao 1º ano do ensino médio. Em 2026, a avaliação abrangerá os conteúdos do 1º e do 2º anos. Já em 2027, os exames considerarão os três anos do ensino médio, concluindo o primeiro ciclo do processo seriado.

A escolha do curso e da modalidade de vaga será realizada apenas na última etapa. Licenciaturas com processos seletivos diferenciados, como Educação do Campo, Formação Intercultural de Educadores Indígenas e Letras-Libras, não participam desta seleção.

Inscrições e taxa de isenção

A taxa de inscrição é de R$ 150. Terão direito à isenção total estudantes com inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico), incluindo participantes do programa Pé-de-Meia. Já estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais da rede privada terão 50% de desconto, sem exigência de comprovação de renda.

O prazo para solicitar a isenção ou o desconto vai de 18 a 27/8, também pelo site da Copeve. Todos os critérios e documentos necessários estão descritos no edital.

Locais de prova

Para garantir maior acessibilidade, as provas serão aplicadas em Belo Horizonte e em outros seis municípios da Região Metropolitana: Betim, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Montes Claros, no Norte de Minas. Todas as cidades contarão com estrutura adequada para receber os candidatos, incluindo aqueles que necessitarem de atendimento especializado.

Da redação do Portal de Notícias 

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel