A ação ocorrerá no CEM Setor Leste, das 9h às 16h; iniciativa concorrerá à 22ª edição do Prêmio Innovare O projeto Defensoria nas Escolas te...
A ação ocorrerá no CEM Setor Leste, das 9h às 16h; iniciativa concorrerá à 22ª edição do Prêmio Innovare
O projeto Defensoria nas Escolas terá uma edição extra no Plano Piloto nesta quinta-feira (7), das 9h às 16h. A ação ocorrerá no CEM Setor Leste, localizado na 611/612 Sul. A iniciativa, promovida pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) em parceria com a Secretaria de Educação (SEEDF), concorrerá à 22ª edição do Prêmio Innovare este ano.
A premiação tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. A condecoração incentiva a criatividade e a eficiência na resolução de conflitos e na promoção da cidadania. Durante a edição extra, a comissão julgadora do prêmio conhecerá de perto e avaliará o projeto.
O Defensoria nas Escolas impactou quase dez mil estudantes, familiares, diretores e gestores da rede pública em nove edições. A ação já passou por Plano Piloto, Riacho Fundo, Ceilândia, Taguatinga, Sobradinho, São Sebastião, Samambaia e Recanto das Emas. Até o fim de 2025, todas as regiões administrativas do DF serão percorridas.
Para o defensor público-geral substituto, Fabrício Rodrigues, receber a comissão organizadora do Prêmio Innovare é uma honra e reforça o compromisso com a inovação e a promoção do acesso à Justiça desde a base, que é a escola. “A edição extra do projeto Defensoria nas Escolas no Plano Piloto é uma oportunidade de mostrarmos, na prática, como a educação em direitos e a Unidade Móvel de Atendimento Itinerante disponível dentro da unidade escolar transformam realidades”, afirmou.
Estudante do segundo ano do ensino médio do Setor Leste, Rafaela Oliveira Souza participou de todas as palestras educativas ministradas na primeira edição da iniciativa. Ela revela que, antes do projeto, não sabia que tinha tantos direitos como jovem e cidadã. “Participar do Defensoria nas Escolas me fez entender que posso buscar ajuda, proteger-me e também ajudar outras pessoas ao meu redor. As palestras educativas ministradas pelo Defensores Públicos são muito importantes para aprendermos sobre os nossos direitos e deveres”, agradeceu.
Projeto Defensoria nas Escolas
Lançado em abril de 2024 no Centro de Ensino Médio 1 (Centrão) de Planaltina, o projeto promove a educação em direitos, previne conflitos e fortalece a cidadania entre estudantes e comunidades do DF. O Defensoria nas Escolas tem como objetivo proporcionar a ressignificação do acesso à Justiça, por meio de atendimento jurídico gratuito e exclusivo ofertado pela Unidade Móvel de Atendimento Itinerante e encontros educativos ministrados por defensores públicos do DF e pela Subsecretaria de Atividade Psicossocial da DPDF e promovidos pela Escola de Assistência Jurídica da DPDF (Easjur/DPDF) em escolas públicas do DF.
Um dos objetivos da iniciativa é contatar as famílias que contam com crianças e adolescentes sem o registro de paternidade na certidão de nascimento. A informação é rastreada a partir das matrículas escolares e possibilita a busca ativa dessas mães para oferecer o atendimento jurídico, inovando a atuação institucional que ocorre tradicionalmente de forma espontânea, quando a população busca a DPDF.
Da redação do Portal de Notícias Com informações da DPDF
Nenhum comentário