Iniciativa deve capacitar mais de 1,7 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social no estado O Governo de Minas vai expandir o proje...
Iniciativa deve capacitar mais de 1,7 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social no estado
O Governo de Minas vai expandir o projeto Trajeto Moda para 122 cidades mineiras até o final de 2026, e deve atender mais de 1,7 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social, com foco no desenvolvimento social e na moda sustentável.
O governador Romeu Zema anunciou, nesta terça-feira (26/8), em Belo Horizonte, a ampliação da iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). A expansão será viabilizada em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio de articulação da Secretaria de Estado de Casa Civil (SCC).
Durante as atividades, as alunas aprendem, de forma gratuita, desde técnicas de corte e costura até noções de empreendedorismo e gestão de negócios, com foco no reaproveitamento de materiais. Algumas das formações oferecidas são Inteligência Emocional, Cidadania, Empreendedorismo, Associativismo e Cooperativismo, Educação Financeira e Precificação, Segmento de Moda e Economia Circular e Manutenção de Máquinas.
"Estamos dando todo o apoio, através do Trajeto Moda, que já mostrou que funciona, e que muda para melhor a vida de muitas mulheres, principalmente naquelas cidades com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, onde os obstáculos são geralmente maiores", ressaltou o governador de Minas Gerais.
A cerimônia do anúncio de expansão do Trajeto Moda também teve a entrega simbólica de 779 máquinas de costura para 30 municípios já contemplados pelo projeto, além de homenagem às alunas e um desfile com peças confeccionadas pelas próprias mulheres.
"Para mim, é muita felicidade ver aqui todo esse processo acontecendo, essas peças de roupas aqui expostas, produzidas, criadas por essas pessoas que agora têm condição de oferecer algo que dê essa dignidade e, principalmente, uma vida melhor e com mais autoestima", afirmou Romeu Zema.
Sobre o Programa
O programa já tinha previsão de chegar a 92 municípios até 2026. Com a nova parceria junto ao Ministério Público, mais 30 municípios serão contemplados, ampliando o alcance para 122 cidades. O Governo de Minas somará investimentos de R$ 17 milhões ao projeto durante desde 2021, com recursos aplicados em máquinas, capacitações e assessoramento técnico.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social de Minas, Alê Portela, acredita que o Trajeto Moda vai além de um curso profissionalizante. Para ela, o programa trabalha o resgate da habilidade socioemocional das mulheres atendidas.
"Estamos falando de centenas de mulheres que já estão empreendendo, prestando serviços e gerando renda para suas famílias. Esta caminhada está apenas no início e, com a expansão do projeto, vamos capacitar cada vez mais mulheres, o que representa mais dignidade, esperança e transformação social", frisou Alê Portela.
Para Jesiane Aparecida Silva, aluna em Bocaiúva, no Norte de Minas, o projeto foi um divisor de águas. "Graças ao Trajeto Moda, eu tenho a oportunidade de montar um ateliê em casa para atender e continuar com o que eu gosto de fazer, que é a costura. Vai me ajudar também com os meus filhos, já que cuido deles sozinha", comemorou Jesiane.

Jesiane Aparecida Silva (Crédito: Armando Jr / Sedese)
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário