A população de Carmo do Paranaíba, no Alto Paranaíba, passa a contar com uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). A estrutura, entregue nes...
A população de Carmo do Paranaíba, no Alto Paranaíba, passa a contar com uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). A estrutura, entregue nesta quarta-feira (31/7) pelo Governo de Minas, conta com 628 m² de área construída e beneficiará cerca de 2,3 mil moradores do bairro Bela Vista e regiões próximas. O investimento estadual foi de R$ 1.979.277,74.
A nova unidade amplia o acesso à atenção primária com serviços como consultas médicas (pediatria e ginecologia), atendimento psicológico, nutricional e odontológico, além de ações de pré-natal, puerpério, rastreamento de câncer, curativos, planejamento familiar, vacinação, testes rápidos e tratamento de doenças crônicas e infectocontagiosas.
A UBS também funcionará como ponto de vacinação, de ações de controle da dengue e de reuniões de grupos de pacientes, como o Hiperdia, voltado para pessoas com hipertensão e diabetes. Atualmente, Carmo do Paranaíba conta com 12 equipes de Atenção Primária, com cobertura de 100% da população urbana e rural.
Para a superintendente regional de saúde de Patos de Minas, Maíra Lemos de Castro, a entrega representa o fortalecimento da estrutura de saúde na região. “Recentemente inauguramos uma UBS em Serra do Salitre e, em breve, outras unidades serão entregues em Patos de Minas e também em Serra do Salitre”, afirmou.
A secretária municipal de Saúde, Betânia Eneida de Morais Silva, ressaltou o impacto positivo da obra. “Uma boa estrutura física influencia diretamente na qualidade do atendimento e na dignidade de quem cuida e de quem é cuidado”, destacou.
O servidor público Tiago Henrique Moreira, usuário da unidade, também aprovou a nova estrutura. “No antigo espaço as salas eram pequenas. Aqui ficou mais espaçoso, bem estruturado e mais próximo da minha casa”, comentou.
Frota do SAMU é reforçada com nova ambulância de suporte avançado
Durante o evento, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) também participou da entrega de uma Unidade de Suporte Avançado (USA) ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). O veículo, o oitavo da frota do consórcio, ficará na base descentralizada de Carmo do Paranaíba e atuará em casos graves, com equipe composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista.

Adquirida com recursos do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste (CIS-Reuno) e com complementação estadual, a USA teve investimento aproximado de R$ 300 mil. A nova ambulância funcionará como uma espécie de UTI móvel, equipada para atendimentos que exigem intervenção médica imediata.
Segundo Maíra Castro, a entrega tem caráter estratégico. “Nos últimos três anos, foram registrados mais de 200 deslocamentos de ambulâncias de suporte avançado para Carmo do Paranaíba, partindo de Patos de Minas ou São Gotardo. Com a nova base local, ganhamos tempo e ampliamos a capacidade de salvar vidas, especialmente no que chamamos de ‘hora ouro’”, explicou.
Atualmente, o SAMU 192 da região Noroeste conta com 21 bases descentralizadas. O Plano de Ação Regional (PAR), já aprovado pelo Ministério da Saúde, prevê que cada município tenha ao menos uma Unidade de Suporte Básico (USB), com condutor socorrista e profissional de enfermagem para atendimentos de menor complexidade.
Além da nova USA entregue em Carmo do Paranaíba, está prevista a entrega de outra unidade para o município de Buritis. A frota será ampliada com mais 12 USBs, totalizando 35 veículos. Também está em planejamento a implantação de duas motolâncias para atuação em Patos de Minas.

Texto e fotos: Lilian Cunha
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário