O Programa também ofereceu, entre sexta (22) e sábado (23), serviços públicos gratuitos, cadastro para o Casamento Comunitário e atrações c...
O Programa também ofereceu, entre sexta (22) e sábado (23), serviços públicos gratuitos, cadastro para o Casamento Comunitário e atrações culturais.
A diarista Valéria Nascimento Feliz, 43 anos, levou a gatinha Ruth ao GDF Mais Perto do Cidadão para vaciná-la contra a raiva e garantir sua inscrição para a cirurgia de castração. Ao chegar ao evento, que começou na sexta-feira (22) e seguiu até este sábado (23), no Sol Nascente, ela se surpreendeu com a variedade de serviços e atrações. “Foi maravilhoso ter tudo isso perto de casa. Além de cuidar da minha gata, fiz exames de saúde e ainda trouxe meus filhos Thiago Vitor, de 4 anos, e João Arthur, de 14, para se divertirem nas atividades infantis. Foi um dia completo”, comemorou.
Organizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o programa reuniu mais de 7 mil pessoas nos dois dias, oferecendo serviços de cidadania, saúde, assistência, capacitação, bem-estar e cultura em um só espaço.
A grande novidade desta edição foi a presença do trailer da Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan-DF), onde foram abertas 150 vagas para castração de cães e gatos — 50 para cachorros, 50 para cadelas, 25 para gatos e 25 para gatas. Os procedimentos cirúrgicos ocorrerão entre 26 e 29 de agosto. A procura foi intensa: além das inscrições, muitos aproveitaram para vacinar seus animais contra a raiva.
“Pela primeira vez, a Secretaria de Proteção Animal marca presença no GDF Mais Perto do Cidadão, o que demonstra a importância de levar serviços de saúde e bem-estar animal para perto da população. Nosso compromisso é ampliar cada vez mais esse acesso, garantindo qualidade de vida para os animais e segurança para toda a comunidade”, ressaltou o titular da pasta, Cristiano Lopes da Cunha.
O casal Matheus Cruz, 21 anos, e Letícia de Mello, 20, levou o cão Keiko para vacinar e aproveitou para resolver pendências. “Ela fez a identidade na carreta da Polícia Civil, eu fui ao Na Hora e à Defensoria, e ainda consegui cortar o cabelo. Foi tudo muito especial, porque trabalhando todos os dias quase não temos tempo para isso”, contou Matheus.
Primavera do Amor
Outro espaço bastante procurado foi o das inscrições para a 3ª edição do Casamento Comunitário 2025, marcada para 14 de setembro, na Concha Acústica, com o tema Primavera do Amor. Casais puderam se cadastrar gratuitamente em um ambiente decorado com maquete do bolo, mostruário de vestidos de noiva e atendimento individualizado.
A cuidadora de idosos Lucélia Cristina de Oliveira, 43 anos, se inscreveu ao lado do companheiro Jackson Mendes Pereira, 36, com quem vive há 14 anos. “Vai ser um sonho oficializar nossa união, com direito a vestido, maquiagem e a presença da família. Além disso, poderemos formalizar a adoção do nosso neto de 3 anos, que criamos desde o nascimento como filho”, contou.
Cultura e solidariedade
A programação cultural valorizou talentos locais, com batalha de rimas contra as drogas e apresentações musicais de sertanejo, axé e rap, além do teatro do Detran, voltado à educação de trânsito para crianças.
Também fez sucesso o brechó solidário Compartilha Amor, que permitiu aos moradores escolher até cinco peças gratuitas, entre roupas, calçados e acessórios doados. “Saio feliz com meu vestido, um casaco para meu neto e uma sandália que serviu certinho”, disse a dona de casa Maria de Jesus Louzada, 52 anos.
Atendimento e capacitação
A população contou ainda com serviços como Na Hora, Polícia Civil, exames de saúde, oficinas e espaço infantil. Programas da Sejus, como o Direito Delas — voltado para a prevenção à violência contra a mulher — e o Acolhe DF — que presta apoio a dependentes químicos e familiares —, também estiveram presentes.
A aposentada Francisca Lima, 71, participou das palestras do Direito Delas: “Aprendi a identificar diferentes formas de violência e vou compartilhar esses ensinamentos com minhas filhas, netas e amigas. As mulheres merecem respeito”.
Na sexta, ocorreu ainda o curso Nasce uma Estrela, que já beneficiou mais de 1,8 mil gestantes e mães de recém-nascidos. Mais de 100 mulheres receberam orientações sobre amamentação, primeiros socorros e recuperação pós-parto. “Saio daqui mais segura e tranquila para esse momento tão importante”, afirmou Fernanda Santos, 25 anos, grávida do primeiro filho.
Compromisso com a comunidade
Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o resultado no Sol Nascente mostra a força do programa: “O GDF Mais Perto do Cidadão tem o compromisso de atender as demandas mais variadas da comunidade, levando serviços de forma rápida e acessível. Cada edição traz novidades para ampliar o alcance e garantir que mais pessoas sejam beneficiadas”.
Da redação do Portal de Notícias Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)
Nenhum comentário