Novas placas de endereçamento e pavimentação de vias internas estão entre as ações do GDF em uma das regiões administrativas caçulas do DF; ...
Novas placas de endereçamento e pavimentação de vias internas estão entre as ações do GDF em uma das regiões administrativas caçulas do DF; área onde será construída uma unidade de pronto atendimento (UPA) também recebe intervenções
“Quando a gente chegou aqui não tinha estrada, agora tem. Ônibus também não tinha, agora tem. E com o recebimento de uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento], de colégios, batalhão do lado da minha casa, só temos a comemorar”. A declaração de Simplício iranda, 54 anos, morador de Água Quente, traduz a esperança que ele tem tido com a região administrativa, a 35ª do DF, criada oficialmente em 2022 e que reúne cerca de 30 mil moradores, até então pertencentes ao Recanto das Emas.
Morador há 25 anos do local, Simplício salienta que, além de valorizarem o local onde mora, as obras levam dignidade para a região. “A gente só tem a agradecer por todo o investimento que o governo realiza”, complementa o armador. Recentemente, Água Quente tem apresentado vitórias na área de infraestrutura urbana, com várias obras em andamento, como o início da construção da UPA, implantação das placas de endereçamento e pavimentação de vias internas.
“A área onde será construída a UPA já foi cercada e iniciamos a fixação de estruturas para começar a base da estrutura. No local também está prevista a construção de duas escolas, creche, restaurante comunitário, terminal de ônibus, o Cras [Centro de Referência de Assistência Social] e uma unidade que terá a gestão compartilhada da polícia civil e militar”, explica a administradora de Água Quente, Lúcia Gomes.
“A população vê que o poder público está chegando à cidade, com os equipamentos, com benfeitorias nas vias e coletas de lixo”, acrescenta a administradora. A região também recebeu investimentos em outras áreas, como em iluminação pública, com a troca de lâmpadas de vapor de sódio por luminárias LED ao custo de R$ 1 milhão, e a inauguração da Escola Classe Água Quente.
Mobilidade na região
Para facilitar a locomoção e a segurança de pedestres e ciclistas, o governo investiu na implantação de 2,8 km de calçadas compartilhadas com meios-fios, às margens da DF-280. Os novos passeios receberam investimento de R$ 1 milhão, fruto de emenda parlamentar destinada exclusivamente para melhorias de mobilidade na região.
A obra está localizada no trecho que liga a divisa com Santo Antônio do Descoberto (GO) ao Condomínio São Francisco, onde o fluxo de pessoas é intenso e a necessidade de um trajeto seguro era urgente. Antes, moradores precisavam dividir o espaço com os veículos que circulam pela rodovia, o que colocava em risco a integridade física de quem se deslocava a pé ou de bicicleta.
As obras de mobilidade também impactam positivamente o comércio local, uma vez que facilita o acesso de clientes a pequenos estabelecimentos e pontos de serviço, como é o caso da comerciante Maria Cícera Queiroz, 65, que trabalha há três anos na venda de frutas, às margens da DF-280. “A calçada foi ótima porque trouxe mais segurança para os pedestres, principalmente para os idosos, que corriam o risco de tropeçar. E trouxe mais conforto para os comerciantes também. A gente vê que a cidade está crescendo”, declara a idosa.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário