Convênio da Semad com consórcio intermunicipal prevê mais de 2,6 mil esterilizações até o fim do ano, além de registro e microchipagem de an...
Convênio da Semad com consórcio intermunicipal prevê mais de 2,6 mil esterilizações até o fim do ano, além de registro e microchipagem de animais domésticos
A parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) e o Consórcio Intermunicipal - Região Integrada de Desenvolvimento Sustentável (Rides) tem promovido, desde 2024, ações de esterilização e microchipagem de animais domésticos em dez municípios do Triângulo Mineiro.
Até o momento, 2.130 cães e gatos foram beneficiados com os procedimentos, voltados para garantir o controle populacional e o bem-estar animal. O trabalho é fruto do Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos da Semad, e vem sendo realizado nos municípios de Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianápolis, Iraí de Minas, Monte Carmelo e Romaria.
O programa é voltado para animais em situação de rua e de famílias de baixa renda, promovendo a saúde pública e a inclusão social. Além das castrações, os tutores recebem orientações sobre guarda responsável e cuidados pós-operatórios. Até dezembro de 2025, o convênio prevê a realização de 2.608 esterilizações, registro e microchipagem.
"As ações contínuas de esterilização previnem o surgimento de doenças infecciosas, melhoram a qualidade de vida dos animais e reduzem o abandono, que está diretamente ligado à superpopulação não controlada", destaca a superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho.
Parceria
Desde 2019, a Semad já viabilizou mais de 250 mil castrações gratuitas no estado, reafirmando o compromisso do Governo de Minas com o bem-estar animal e com a construção de cidades mais humanas e sustentáveis.
A diretora de Fauna Doméstica da Semad, Júlia Amorim Faria, ressalta que os convênios com consórcios intermunicipais representam uma estratégia de fortalecimento da governança regional na área de proteção animal. “O modelo consorciado permite que municípios com diferentes capacidades técnicas e financeiras atuem de forma coordenada, compartilhando soluções e integrando esforços para a implementação efetiva das políticas públicas”, explica.
A atuação dos consórcios intermunicipais também se destaca como estratégia fundamental para a implementação eficaz de políticas públicas, especialmente em regiões com menor capacidade técnica e operacional. Por meio dos consórcios, é possível promover a gestão compartilhada de recursos, otimizar custos e garantir a execução de ações integradas, atingindo um número maior de beneficiários.
Essa articulação regional fortalece a capacidade dos pequenos municípios de aderirem a programas estratégicos, como o de esterilização e microchipagem de animais domésticos, além de fomentar a cooperação federativa e a descentralização das políticas públicas, princípios previstos na Constituição Federal.
No caso específico do convênio celebrado com o Rides, a atuação consorciada permitiu viabilizar ações de controle populacional em cidades que, individualmente, teriam mais dificuldade de executar os procedimentos com a mesma qualidade e abrangência. Os números, por município, do trabalho realizado pela Semad, em parceria com o Rides, estão disponíveis por aqui.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário