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GDF alerta: cartões de benefícios sociais não são enviados para a casa dos cidadãos

Golpistas têm se aproveitado da boa-fé de pessoas vulneráveis para aplicar golpes; cartões somente podem ser retirados nas agências do BRB A...

Golpistas têm se aproveitado da boa-fé de pessoas vulneráveis para aplicar golpes; cartões somente podem ser retirados nas agências do BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF) alerta: os cartões de benefícios não são enviados às casas dos beneficiários. O Cartão Gás, o Cartão Prato Cheio e o DF Social somente podem ser retirados nas agências do Banco de Brasília (BRB), após o cidadão confirmar por meio do site GDF Social que ele foi contemplado. O aviso ocorre porque há criminosos se aproveitando da boa-fé de famílias vulneráveis para aplicar golpes.

A Sedes-DF tem recebido denúncias de cidadãos vítimas de golpes de pessoas que ligam se passando por servidor do Governo do Distrito Federal (GDF) para agendar a entrega do suposto cartão de benefício. Eles vão à residência da pessoa, tiram fotos dos documentos pessoais e entregam o cartão falso. A intenção é utilizar os dados das vítimas para aplicar novos golpes.

O Cartão Gás, o Cartão Prato Cheio e o DF Social somente podem ser retirados nas agências do Banco de Brasília (BRB) | Foto: Divulgação/Sedes-DF

“É importante as famílias ficarem atentas quando receberem esse tipo de ligação para não serem vítimas de fraude. Nós temos, sim, serviços em que é feito agendamento prévio por telefone, como as visitas domiciliares para atendimento exclusivo de Cadastro Único. Mas não há, reforço, entrega de cartões de benefícios na residência”, reitera a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

Outras formas de contato

A Sedes-DF também entra em contato com o beneficiário, por meio do aplicativo WhatsApp, para confirmar agendamento nos centros de Referência de Assistência Social (Cras): para marcar a entrega de cestas verdes e de alimentos, nos casos em que a família já passou por atendimento prévio no Cras; para avisar da contemplação de benefícios; e fazer pesquisas. Mas a mensagem tem selo verificado e logomarca padronizada.

No caso das visitas domiciliares para atendimento de Cadastro Único e do programa Bolsa Família, os servidores trabalham uniformizados e utilizam veículos identificados. O mesmo ocorre com os funcionários as empresas terceirizadas Direta Fácil e Dala Transportes, parceiras da Sedes na entrega das cestas de alimentos nas casas de beneficiários.

“Se o cidadão receber um telefonema ou mensagem em nome do GDF e tiver alguma dúvida, é importante ele procurar o Cras da região para verificar se há pendências. Mas, além disso, é fundamental que ele fique atento as medidas de segurança para não cair em golpes. E lembrem-se: cartões dos programas Cartão Gás, Cartão Prato Cheio e DF Social são entregues somente nas agências do BRB, que é o responsável pela confecção do documento”, finaliza Ana Paula Marra.

Da redação do Portal de Notícias, Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF)

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